Gratuito, evento de 22 a 26 de maio terá atividades, networking, palestras, cursos, conteúdos, além de dicas para quem empreende ou quer abrir um negócio
A microempreendedora individual (MEI) Ivonete Rodrigues Santana, de Arapongas, no norte do Paraná, deu uma virada na carreira profissional em 2020, quando se formalizou na categoria e adquiriu equipamentos de lavagem automotiva de um amigo e empreendeu em uma área que ainda hoje é predominantemente masculina.
Ela conta que o primeiro contato que teve foi com o Sebrae/PR durante palestra e rodada de negócios e conheceu os serviços da Sala do Empreendedor, que foram fundamentais para dar uma guinada no negócio e ter reconhecimentos positivos dos clientes.
Filha de caminhoneiro e apaixonada por direção, Ivonete se encontrou no negócio e conquistou uma clientela fiel. O lava-rápido oferece como um dos diferenciais do serviço de “embelezamento automotivo”, como ela mesma descreve, a busca do veículo na casa do cliente.
Ivonete é uma empreendedora entre os mais de 807 mil microempreendedores individuais formalizados no Paraná, que terão uma programação especial e gratuita, de 22 a 26 de maio, na Semana do MEI 2023.
“Estou de olho na Semana do MEI, principalmente nas oficinas, como a de marketing digital, para implantar melhorias no meu negócio”, afirma Ivonete.
Conforme a gestora estadual do MEI no Sebrae/PR, Carla Selva, serão disponibilizados conteúdos digitais e presenciais para quem é MEI ou pretende se formalizar.
Serão cinco dias com atividades, networking, palestras, oficinas práticas, cursos, conteúdos e dicas. As ações presenciais acontecerão também nas 367 Salas do Empreendedor, em 355 municípios do Paraná, espaços disponibilizados pelas prefeituras em parceria com o Sebrae.
“Vamos capacitar, orientar, mostrar as oportunidades existentes e os caminhos para quem quer impulsionar a sua empresa ou formalizar um negócio”, diz Carla Selva.
A programação digital vai abordar conteúdos sobre ideias de negócios, competências empreendedoras, planejamento, transformação digital, finanças, orientação para crédito, inovação, como aumentar as vendas, entre outros. Os interessados nos conteúdos digitais podem se inscrever, gratuitamente, e acessar a programação.
A Semana do MEI foi toda pensada na categoria que cresce a cada ano. Na comparação com 2018, houve incremento de 130% na quantidade de donos de pequenos negócios formalizados como microempreendedores individuais no estado. Atualmente, 56% são homens e 44% mulheres, sendo que a idade média dos MEI é de 42 anos. Em 2023, a formalização na categoria ocorreu principalmente nas áreas de promoção de vendas, obras de alvenaria e comércio varejista de vestuário.