Trigésima edição do evento terá como novidade o 1º Prêmio Crea-PR de Extensão Universitária
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) promove, de 29 a 31 de agosto, a 30ª edição do Fórum de Docentes e Discentes, que acontece no campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, em Curitiba. Trata-se de um evento anual em parceria com as Instituições de Ensino que reúne alunos e professores de cursos afetos às áreas do Sistema Confea/Crea (Engenharias, Agronomia e Geociências), além de dirigentes das Instituições de Ensino, conselheiros regionais e federais e demais autoridades.
“O 30º Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR está com uma excelente programação desenvolvida pela Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap) e pelo Colégio de Instituições de Ensino, com foco na interatividade, na agilidade, na conectividade, em que a instantaneidade gerou uma série impactos na sociedade”, diz a engenheira civil Ligia Eleodora Francovig Rachid, conselheira na Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-PR.
“O aperfeiçoamento das tecnologias vem reconfigurando a forma da sociedade se relacionar, e é inevitável que se perceba seu impacto também na área do ensino. As Instituições passam por um novo enfrentamento, ou seja, modo de ensinar, o papel do professor e a própria sala de aula. E o nosso sistema profissional também passa por grandes desafios que demandam uma reflexão contínua e debate sobre os aspectos éticos, papel do sistema profissional para as Instituições de Ensino com o fortalecimento da educação nas Engenharias, Agronomia e Geociências”, reflete.
Para o presidente do Crea-PR, engenheiro civil Ricardo Rocha de Oliveira, atingir a marca de 30 fóruns mostra o pioneirismo do Conselho na aproximação dos profissionais das Engenharias, da Agronomia e das Geociências com a academia. “É uma satisfação para o Crea celebrar uma parceria tão longeva que se mostra cada vez mais importante para o futuro das nossas profissões. A expectativa é de grandes discussões, grandes debates que possam permitir novas reflexões e gerar ainda mais conhecimento a todos os participantes”, relata.
De acordo com Claudemir Marcos Prattes, Gerente de Relações Institucionais do Crea-PR, “no âmbito do Sistema Confea/Creas, este evento se destaca como o maior encontro desta natureza em todo o país. Reunir e integrar o sistema profissional com o sistema educacional em prol da melhoria e do avanço da educação do ensino superior em nosso país é o grande desafio a ser debatido”, destaca.
“A iminente 30ª edição se evidencia por marcos inestimáveis que ecoam em cada canto do evento. O visionário ex-presidente do Crea, engenheiro civil Orlando Maciel Strobel, responsável pela gestação do primeiro Fórum, irá iluminar o palco, onde será agraciado com uma homenagem que transcende o tempo. Enquanto isso, reverberamos o júbilo pelos 18 anos do programa Crea Júnior no Paraná, que atinge a maturidade em meio a conquistas memoráveis. A cerimônia também tece um tributo simbólico ao atual presidente, Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira, que teve um papel primordial na forja do CreaJr-PR, e ao ex-presidente engenheiro agrônomo Luiz Antônio Rossafa que, na época, presidia o Conselho, moldando os alicerces do programa que hoje inspira e empodera. Solenidade e comemoração se entrelaçam, forjando um evento de dimensões excepcionais”, ressalta.
Prattes frisa que as Instituições de Ensino Superior são parceiras importantes do Crea-PR. “Elas compõem o nosso Plenário e são entes importantes dentro do nosso Sistema. O Crea-PR tem a constante preocupação com a melhoria da qualidade de ensino, com o aperfeiçoamento das tecnologias dentro da educação. E, neste contexto, o Conselho reúne nesse 30º Fórum cerca de 400 coordenadores de cursos de todo o estado do Paraná das áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências para promover esse grande debate, essa grande discussão da educação das Engenharias no nosso Estado e, por que não dizer no país todo, já que os desafios da educação no Paraná não são diferentes de outros Estados”, comenta.
Premiações
Entre os destaques da programação, um momento importante vai ser a apresentação de duas premiações do Crea-PR. “Uma já tradicional aqui no Estado, que é o Prêmio de Melhores Trabalhos de Conclusão de Curso. Neste ano, foram mais de 300 trabalhos avaliados, e os vencedores serão apresentados no evento. E estamos lançando oficialmente a primeira edição do Prêmio Crea-PR de Extensão Universitária. Foram 36 trabalhos inscritos com mais de 260 participantes de 22 Instituições de Ensino. São propostas inovadoras, que estão levando a academia para a sociedade, resolvendo grandes problemas de maneira inovadora e eficaz. O Prêmio Crea-PR de Extensão Universitária é um marco na história da educação brasileira”, aponta Prattes.
Atualmente, segundo o gerente, a extensão universitária passou a compor intensamente as Diretrizes Curriculares da Educação, que fazem parte do currículo obrigatório em todos os cursos referentes às Engenharias. As grades curriculares dos cursos necessitam de no mínimo 10% das cargas horárias dedicadas à extensão universitária. “E, neste momento, lançamos o prêmio que começa já com números tão expressivos como esses. É um marco que fica na gestão do Crea-PR e o momento também que esse debate grande entre o sistema educacional e sistema profissional vai ser discutido”.
Empregabilidade em pauta
O gerente chama atenção ainda para outro painel importante nesse espaço dos estudantes, que vai discutir empregabilidade. “Vamos trazer grandes especialistas: pessoal do segmento industrial, do segmento profissional, o engenheiro funcionário, engenheiro empreendedor, engenheiro empresário. E uma outra discussão com quem emprega, com quem dá estágios para dizer qual o perfil que se espera hoje de um estudante, qual é o perfil do profissional do futuro”, explica.
Inteligência artificial
A inteligência artificial vai ser o tema do Painel Tecnologia na Educação, outro destaque na programação. A prof.essora Patrícia A. J. Maillard, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) vai discorrer sobre “A utilização da Inteligência Artificial na Educação”. Já “Os impactos da Inteligência Artificial no Exercício das Profissões” é o tema da fala do prof. Renato Sellaro Dorighello, da Universidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (UniSenai).
“Neste painel, teremos a oportunidade de debater o uso da inteligência artificial na educação, os pontos fortes e também os seus riscos”, aponta Prattes. A mediação do debate ficará a cargo do professor Rodrigo Palácios da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), atualmente coordenador do programa de mestrado profissional na área de inteligência artificial da Instituição. “Será um debate riquíssimo, um dos pontos fortes do nosso encontro. É uma programação muito atual e moderna, com temas importantes da educação brasileira que marcarão a história da 30ª edição do Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR”, finaliza.
Mais informações e a programação completa podem ser acessados no site do evento: https://portaldaeducacao.crea-pr.org.br/forum-de-docentes.php.