A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano do Sul comemorou seus 70 anos (completados em 17 de setembro), nesta terça-feira (3/10), em evento no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Drª Zilda Arns, no Bairro Barcelona. Além do aniversário, a corporação celebrou também o investimento de R$ 70 milhões da Prefeitura no Programa São Caetano Mais Segura, que apresentou, entre outros itens, o Novo Estatuto da GCM.
O trabalho eficiente e valoroso dos cerca de 400 guardas civis municipais foi destacado pelo prefeito José Auricchio Júnior. “Desde que foi criada pelo prefeito Anacleto Campanella, em 1953, a GCM só fez crescer, em sua dedicação e esforço em trabalhar pelo morador da cidade. Por isso, era uma questão de honra implementar o Estatuto da Guarda Civil Municipal, assim como realizamos os planos de carreiras nas áreas da Educação e da Saúde”, enfatizou Auricchio.
Além do Estatuto da GCM, o São Caetano Mais Segura apresenta itens como novo concurso público para a GCM, pró-labore e tropa especial para a GCM. Há ainda a ampliação da Atividade Diferenciada e o aumento no vale-refeição, entre outros benefícios.
O secretário de Segurança, Lourival dos Santos Silva, era um dos mais entusiasmados com a cerimônia. “Eu sou policial civil, mas já estive como GCM e sei o quanto é valorosa essa instituição, esses homens e mulheres que trabalham incansavelmente ao lado das polícias Civil e Militar e em prol dos moradores da cidade. Por fim, gostaria de agradecer ao prefeito José Auricchio Júnior pela realização do maior pacote de Segurança da História de São Caetano, onde se inclui, principalmente, o Novo Estatuto da GCM”, finalizou Lourival.
O evento, que lotou as dependências do local, teve também as presenças do vice-prefeito, Carlos Humberto Seraphim, do deputado estadual Thiago Auricchio, vereadores, ex-secretários municipais de Segurança e ex-comandantes da GCM, além de autoridades da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Exército Brasileiro (Tiro de Guerra) e do Poder Judiciário.