No último sábado, quatro quarteirões da rua Sergipe foram palco de mais de 40 atividades recreativas, culturais e voltadas para a saúde, beleza e bem-estar

Dia da Sergipe tem como objetivo fortalecer a identidade da rua e fomentar negócios. Crédito: Aron Mello.

 A 6ª edição do Dia da Sergipe, realizada no último sábado (9), levou milhares de pessoas para a mais tradicional rua de comércio de Londrina, que teve quatro quarteirões fechados para a passagem de veículos, entre as vias Minas Gerais e Pernambuco, e concentrou atividades recreativas, culturais e voltadas para a saúde, beleza e bem-estar das 9h às 16h. A campanha faz parte do Projeto Nova Sergipe, de Revitalização de Espaços Comerciais, e tem como objetivo fortalecer a identidade da rua e fomentar negócios.

Mais de 40 atividades gratuitas foram oferecidas à população pelos 29 parceiros do evento. Entre as atrações, algodão doce, pipoca, refrigerante, corte de cabelo, oficinas de arte visuais e jogos interativos para crianças, apresentações teatrais, hidratação, massagem, aferição de pressão, teste de glicemia, orientações de saúde e jurídicas, degustação de receitas, oficinas de educação empreendedora, apresentação dos roteiros turísticos da Rota do Café, doação de sangue, além de várias apresentações culturais e artísticas.

A consultora do Sebrae/PR, Leda Terabe, informou que o Dia da Sergipe contribui para atrair um fluxo maior de pessoas para a rua. “É o maior evento de rua, que concentra atividades culturais e sociais, da região”, afirmou. Ela lembrou ainda que a campanha é uma ação de marketing coletivo que integra o Projeto de Revitalização de Espaços Comerciais, organizado por uma governança e que pensa estrategicamente em melhorias estruturais e na gestão de negócios dos lojistas desse ponto comercial.

O gerente regional do Sebrae/PR em Londrina, Heverson Feliciano, destacou o sucesso de público e da união dos parceiros nesta sexta edição. Segundo ele, o projeto Nova Sergipe ainda precisa avançar especialmente na parte estrutural, para transformar a rua num referencial do comércio varejista em Londrina. “Trabalhando de forma coletiva, é possível promover a competitividade territorial”, afirmou. Feliciano adiantou que a governança já discute a possibilidade de usar a tecnologia para transformar a Sergipe numa rua inteligente.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região (Sincoval), Roberto Martins, informou que, nesta edição, os lojistas se surpreenderam com o volume de público e também de vendas. Para ele, um dos objetivos do evento é criar uma motivação para que os londrinenses visitem a rua, participem das atividades culturais e de lazer, e ainda façam boas compras. “Somos a favor de estender a iniciativa para outras ruas de comércio da cidade, como a Saul Elkind, São João, Maringá e o próprio Calçadão”, citou.

O gerente executivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Thiago dos Santos Ferreira, disse que cerca de 15 alunos, orientados por professores, realizaram 92 cortes de cabelo durante todo o sábado. “Foi enriquecedor, pois pudemos contribuir socialmente e os alunos tiveram chance de praticar. Antes das 9 horas, já tinha uma fila de pessoas para serem atendidas”, comemorou.

Para o gerente do Serviço Social do Comércio (Sesc) Cadeião, Alexandre Simioni, o evento é uma possibilidade de mostrar à população a riqueza da rua Sergipe. A entidade ofereceu oficinas de artes visuais para as crianças, apresentação teatral, orientações de saúde e ainda levou um jogo de xadrez gigante para divertir quem passou pelo local. “O Dia da Sergipe tem sido melhor a cada ano, não só na organização, como também na participação de público”, avaliou.

O Projeto Nova Sergipe prevê ações de melhoria de ambiente, como mobiliário urbano, iluminação, calçadas, ações de marketing coletivo, como eventos e campanhas promocionais, e programa de capacitação. O trabalho é fruto da união de esforços entre poder público, entidades, parceiros e empresários que, através de um grupo gestor, desenvolvem ações para a revitalização do espaço. É uma realização do Sistema Fecomércio PR; Sebrae/PR; Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval); Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL); Rede Massa; Massa FM; Unifil, Inesul, Prefeitura Municipal de Londrina e empresários.

Apresentações artísticas e culturais marcaram o evento. Crédito: Aron Mello.

Londrinenses aproveitaram

A supervisora de zeladoria Ana Lucia Ramos participou pela primeira vez do Dia da Sergipe. Ela levou o casal de filhos, que aproveitaram o corte de cabelo gratuito. “A população precisa muito de eventos como esses, deveria ter nos bairros também”, opinou. Ela disse que costuma comprar nas lojas da rua e aprova o comércio no espaço. “Possui opções variadas e preços acessíveis”, justificou.

Já a dona de casa Elza Aparecida Souza aproveitou para colocar os exames de rotina em dia. “Fiz o teste de glicemia e medi a pressão”, contou. Saiu do “check-up” satisfeita não só pelos serviços e orientações gratuitos, mas porque a saúde está ótima. Aproveitou para tomar um refrigerante enquanto aguardava as apresentações musicais. “Achei tudo muito bom”, descreveu.

Parte da governança do projeto Nova Sergipe. Crédito: Aron Mello.

Revitalização

O comerciante de um restaurante de self-service na Sergipe e diretor comercial da Acil, Ângelo Pamplona, destacou as mudanças feitas na rua desde o início do projeto de revitalização. “Melhorou principalmente a acessibilidade, com a colocação de paver nas calçadas e troca da massa asfáltica. Ainda esperamos completar o mobiliário urbano”, pontuou. Pamplona lembrou que a Sergipe é uma rua não apenas comercial, mas cultural e histórica, já que abriga o Museu de Arte e Sesc Cadeião, e também de moradia. “Nosso sonho é transformar a Sergipe num shopping a céu aberto”, contou.

Dona de uma loja de confecção instalada há oito anos na rua Sergipe, Lucineia Aparecida Oliveira, disse que ações como essa são importantes para que os londrinenses conheçam tudo o que a região comercial tem a oferecer. “A rua jamais pode morrer. Na adolescência, eu trabalhei aqui e hoje voltei como empresária, sempre adorei a Sergipe e torço para que ela consiga se tornar um ponto referencial do comércio de Londrina”, afirmou.

O Dia da Sergipe, realizado anualmente, é uma ação do Projeto Nova Sergipe, que prevê a revitalização do espaço comercial. O evento é promovido numa parceria entre Sebrae/PR, Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região (Sincoval), Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Fecomércio PR, Sesc Londrina, Sesc Cadeião Cultural, Secretaria de Cultura de Londrina, Secretaria do Ambiente de Londrina, Centro Universitário Filadélfia (Unifil), Rede Massa, Massa FM, Rádio Massa, Associação de Direitos dos Animais (ADA), Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Conserv Limp,  Hospital do Câncer, Hemocentro, Soul Londrina, Rota do Café, Instituto de Ensino Superior de Londrina (Inseul), Museu de Arte de Londrina, RyuKyu Koku Matsuri Daiko (RKMD), Academia Madureira, Refriko, Funcart, Exposição de Carro Antigo.

Sobre o Sebrae/PR

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