Micro e pequenas indústrias, agroindústrias e distribuidoras de alimentos e bebidas que conquistaram o Selo Alimentos do Paraná participaram na última terça-feira (12), de uma Rodada de Negócios, no escritório regional do Sebrae/PR em Ponta Grossa. A ação é um dos benefícios de acesso a mercado oferecidos às empresas que alcançaram bons índices de eficiência em gestão, segurança e qualidade alimentar no Programa Alimentos do Paraná, promovido pelo Sebrae/PR, tendo como comitê gestor a FIEP, Fecomércio PR, Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR).
Em Ponta Grossa, a rodada contou com a participação de 13 empresas certificadas, de diferentes regiões do Estado, e de 53 compradores, entre supermercados, bares, restaurantes, hotéis, minimercados, cafés, hospitais, lojas de conveniência e panificadoras. A coordenadora estadual do setor de Agronegócio do Sebrae/PR, Andreia Claudino, destaca que o programa oferece aos participantes a oportunidade de ampliar a carteira de clientes e abrir novos mercados. O circuito de rodadas incluiu, além de Ponta Grossa, as cidades de Maringá, Londrina, Cascavel, Pato Branco e Curitiba, que promove a rodada nesta quinta-feira (14), no Mercado Municipal.
“Temos um balanço positivo das rodadas e as empresas participantes e os compradores têm feito boas avaliações do formato proposto, pois conseguimos concentrar um número grande de empresários em um só local, em um curto espaço de tempo”, diz. A ideia para os próximos circuitos, conforme ela, é realizar rodadas interestaduais possibilitando, desta forma, a ampliação de mercado. “Notamos que as empresas que participam das ações estão estabelecendo negócios mais proveitosos e com regularidade, ou seja, criaram um perfil ainda mais empreendedor na hora de negociar”, diz.
O sócio proprietário da empresa Verde Brasil, Rodrigo Solek, conta que já participou da rodada neste ano também nas cidades de Londrina e Maringá e estará em Curitiba, onde a rodada acontece nesta quinta-feira (14), no Mercado Municipal. A empresa que trabalha com o sistema orgânico, fundada em 2002, em Piraí do Sul, produz atualmente nove polpas de frutas e oito sabores de geleias de frutas. “Atendemos o mercado do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, mas notamos que para chegar até os pequenos negócios precisamos do intermédio de distribuidoras. É esse contato que estamos fazendo durante as rodadas”, pontua.
A empresária Anneleen Dewulf, responsável técnica da empresa Porto Brazos, de Ponta Grossa, também participou da rodada. “Estamos ansiosos, na expectativa de conhecer novos compradores e ampliar a carteira de clientes”, conta. A empresa abriu ao público em 2007 para a comercialização de bebidas à base de amora, como licor, suco, vinho, aguardente, além de produtos como geleias.
Na região Centro do Estado e dos Campos Gerais três empresas já conquistaram o Selo Alimentos do Paraná e outras 16 estão em processo de obtenção. Para participar do Programa Selo Alimentos do Paraná é necessário apresentar o chamado perfil de potencialização. Isso significa negócios com interesse e condições para aprimorar produtos, processos e gestão, a ponto de tornarem-se aptas a negociações com o mercado internacional. Mais informações podem ser obtidas pelo portal www.sebraepr.com.br/seloalimentosdoparana, ou pela Central de Relacionamento do Sebrae/PR, no 0800 570 0800.