O SAC 2.0 propõe utilizar os canais digitais, como as redes sociais, como forma de atendimento ao cliente. Confira aqui por que você deve implementar isso no seu negócio.
A forma de fazer marketing e comunicação mudou demais na última década, e isso influenciou muito a maneira como as pessoas compram e se relacionam com as marcas que consomem. Consequentemente, o modo como as marcas se relacionam com seus clientes também teve que mudar. Um exemplo disso é a mudança nos serviços de atendimento ao consumidor.
Antes as demandas dos clientes eram recebidas apenas por uma central de telefonia, mas utilizar unicamente esse modelo de atendimento já não funciona mais há muito tempo. É nesse contexto que surgiu o chamado SAC 2.0, ou atendimento 2.0.
O SAC, ou Serviço de Atendimento ao Consumidor, é, como o próprio nome já diz, um serviço presente na maioria das empresas, que tem a função de dar suporte, responder dúvidas e resolver problemas dos consumidores.
Esse serviço era originalmente feito por ligações telefônicas, mas com o surgimento e a evolução da internet, passou também a ser prestado pelos canais digitais da empresa, o chamado atendimento 2.0.
Ou seja, o SAC 2.0 nada mais é do que prestar esse suporte aos clientes através de canais digitais, como:
– E-mail;
– Formulários no site da empresa;
– Chats e/ou chatbots no site ou aplicativo da empresa;
– Serviços de mensagem instantânea, como WhatsApp ou Telegram;
– Mídias sociais, como Instagram, Facebook, Twitter, TikTok, LinkedIn, etc.
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Pela própria natureza da internet e das redes sociais, o SAC 2.0 acabou se transformando em algo a mais do que apenas um serviço de resposta às demandas dos clientes. Afinal, as redes sociais são uma forma de a empresa se relacionar mais de perto com seus consumidores, criando conteúdos relevantes sobre o mercado em que atuam.
Nesse contexto, o SAC 2.0 deixou de ser apenas uma forma de tirar dúvidas e resolver problemas. Ele passou a ser um modo de manter um relacionamento mais íntimo entre os clientes e a marca, respondendo comentários e interagindo positivamente nas mídias sociais.
Outro diferencial do atendimento via redes sociais é a sua rapidez. Os canais digitais não só permitem uma agilidade maior, mas também exigem isso. Caso as pessoas não recebam respostas rápidas e assertivas, elas podem tomar atitudes muito prejudiciais para a imagem da sua marca.
Os seus clientes estão na internet e nas redes sociais, e eles inevitavelmente vão tentar se comunicar com a sua marca através dos canais digitais. Seja publicando um review na sua página do Google Meu Negócio ou no seu Facebook, mandando uma DM no seu Twitter ou publicando um comentário na sua última postagem do Instagram, essas interações vão acontecer.
Desta forma, estruturar um serviço de SAC 2.0 para a sua empresa é simplesmente garantir que você está preparado para receber essas demandas através dos canais digitais e para responder de acordo, com agilidade e eficiência.
A falta de um serviço de SAC 2.0 pode resultar em clientes confusos e insatisfeitos sendo deixados sem resposta, e isso é a receita perfeita para o início de uma crise de imagem nas redes sociais.
Antes, o máximo que um cliente insatisfeito poderia fazer era falar mal da sua empresa para seu círculo mais próximo ou, dependendo da gravidade da reclamação, entrar com um requerimento no Procon da sua cidade. Hoje, essa mesma pessoa, em alguns minutinhos, munida apenas de um celular, pode fazer uma publicação, um review ou um vídeo viral no TikTok ou no Youtube capaz de gerar prejuízos enormes para a sua empresa.
Nestes casos, a função do SAC 2.0 é evitar que as coisas cheguem a uma situação tão extrema, oferecendo o suporte, a atenção e as respostas que esse cliente insatisfeito precisa, antes que sinta a necessidade de tomar outras providências.
Além disso, o SAC 2.0 pode ser um grande aliado nas suas vendas digitais! Às vezes, tudo que está impedindo seu cliente de efetuar uma compra é uma simples dúvida, que pode ser respondida em alguns segundos. Se esse cliente deixar um comentário ou uma mensagem e não receber resposta em algumas horas, você acaba perdendo a venda. Com um SAC 2.0, todas as mensagens e comentários são respondidos em tempo hábil, maximizando as suas vendas digitais.
Outra função do SAC 2.0 é auxiliar na sua estratégia de marketing digital. Se você quer ter uma presença digital relevante, com muito engajamento orgânico do seu público na página do negócio, é preciso estar sempre online, para interagir com comentários e mensagens. Comentários deixados sem resposta desestimulam seu público a interagir com as suas publicações, e é uma das funções do SAC 2.0 evitar que isso aconteça.
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