O que começou como um simples aplicativo de edição e compartilhamento de imagens tornou-se, hoje, uma das mais utilizadas e bem-sucedidas redes sociais da atualidade. Atingindo a marca de 700 milhões de usuários ativos, o Instagram vem ganhando públicos e anunciantes em velocidade quase absurda.

Só no Brasil, a rede já contabiliza 45 milhões de usuários, sendo estamos em segundo lugar no ranking mundial, perdendo apenas para os Estados Unidos. Como já falamos aqui, o Brasil é um país conectado e grande consumidor de conteúdo na web. Para comemorar o aniversário do Instagram, fizemos esse conteúdo especialmente para te convencer, de uma vez por todas, que a sua empresa deve estar presente o Instagram, sim.

 

1. Sete em cada dez hashtags no Instagram são de marcas
Uma pesquisa realizada pelo site Interbrand mostrou que 70% das hashtags utilizadas no Instagram estão mencionando marcas. O ranking mundial é liderado por #BMW e #MercedesBenz. Esse dado mostra a importância de as empresas terem suas marcas presentes nas mídias sociais e, claro, que não basta só estar presente lá. É preciso criar engajamento, sentimento e fazer o público interagir e referenciar a marca.

 

2. O Instagram não tem lógicas de métricas e horários
Nessa rede social tudo varia de acordo com o público e o assunto. Alguns públicos utilizam o app em períodos tarde da noite, outros utilizam nos inícios e términos de turnos de trabalho. Tudo varia e está passível de teste. O Instagram é uma rede social que não entrega muitas métricas, diferentemente do gigante Facebook, que permite ao anunciante definir campanhas baseadas em métricas de retorno, interesses e afinidades de público. Tudo lá é muito subjetivo, tudo ainda é válido, não existem regras ou manuaizinhos do que fazer ou não. A melhor forma de acertar é errando.

 

3. 65% dos posts de melhor desempenho no Instagram incluem produtos
Nesse ponto da conversa, já ficou claro que o Instagram é uma rede social para o compartilhamento de fotos. E note: dissemos fotos, não imagens. Não venha com milhares de layouts institucionais, cheios de cores e textos, porque, no Insta, essa linha não vai pegar. Deixe isso para o Facebook. Mas voltando ao enunciado em questão: por que esse dado é tão alto?

Uma pesquisa realizada pela L2 concluiu que 65% dos posts de melhor desempenho das marcas no Instagram apresentam produtos. Na verdade, as postagens de produtos até mesmo superam o conteúdo de estilo de vida (43%), bem como imagens ou vídeos de influenciador ou celebridade (29%). Isso acontece porque, no Insta, as marcas têm uma vantagem que um gigante como o Facebook não tem: a proximidade. Como já apresentado anteriormente, o número de usuários dessa rede é de apenas 45 milhões no Brasil, contra os 102 mi que compartilham seus momentos no Facebook. O momento certo para anunciar no Instagram é esse. Aproveite!

 

4. Abuse das funcionalidades da plataforma
Marque seus colaboradores, clientes, produtos, locais e outras marcas parceiras, por exemplo. As pessoas são curiosas, dê gatilhos para que elas permaneçam na sua conta e que falem sobre você. Conteúdos relevantes são a melhor forma de gerar engajamento. Aposte em memes, filtros, stories… Use (mas não abuse) das hashtags. Trabalhe a sua conta para que ela seja amada e referenciada pelos seus seguidores.

 

5. Acompanhe suas próprias estatísticas
Falar sobre as métricas dessa rede ainda causa certo desconforto nos planejadores de conteúdo digital por aí. Mas por quê? Como já comentado no enunciado número 2, o Instagram ainda não entrega muitas métricas. Não é possível fazer uma baita análise de resultados com base nas estatísticas entregues por ele, por isso você deve estar de olho em cada fator de informação que ele te entrega e se planejar com base nisso. Estude o que está tendo melhor retorno para a sua empresa, melhores horários, assuntos e públicos. O Insta nos permite testar muito, tire proveito.

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