Professores, empresários e lideranças políticas que integram o projeto Fronteiras Cooperativas, pensado para integrar os territórios de Brasil (sudoeste do Paraná) com a Argentina (Misiones), participaram de missão técnica de 1ª a 10 de setembro. A iniciativa do Sebrae/PR e da Associação de Regiões de Fronteira da Europa (Arfe) trabalhou a formação de lideranças e estreitamento de relações com Portugal e Espanha, com o foco na melhoria do desenvolvimento das cidades de fronteira.

O grupo de 21 pessoas contou com a participação de Edson Campagnolo, presidente da Fiep, Vitor Roberto Tioqueta, diretor superintendente do Sebrae/PR, e representantes da sociedade civil organizada dos municípios de Barracão, Santo Antonio do Sudoeste, Capanema e Bernardo de Irigoyen, Argentina.

O roteiro incluiu nove cidades: Lisboa, Évora, Porto e Fátima, em Portugal; Montánchez, Cáceres, Salamanca, Zamora e Santiago de Compostela, na Espanha. Várias regiões assemelham-se à Trifronteira (Barracão (PR), Dionísio Cerqueira (SC) e Bernardo de Irigoyen) e à região de fronteira que abrange Capanema, Planalto e Comandante Andresito, Argentina.

“Nesta missão, pudemos conhecer de perto experiências de integração transfronteiriças entre Portugal e Espanha que realmente dão resultados. Acredito que temos plenas condições de seguir esse modelo e implantar projetos semelhantes para fortalecer a cooperação do Paraná com a Argentina e o Paraguai, principalmente com foco no desenvolvimento econômico das regiões fronteiriças”, analisa Edson Campagnolo, presidente da Fiep. Na visão de Campagnolo, o primeiro desafio está em mobilizar e promover a integração dos municípios do Estado para, a partir daí, buscar uma colaboração efetiva com as cidades argentinas e paraguaias.

O diretor superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, a missão foi um aprendizado a partir dos modelos de integração realizados nas euro regiões, bem como para o desenvolvimento das lideranças brasileiras e argentinas.

“O conhecimento de experiências de sucesso na Espanha e Portugal, a similaridade cultural e territorial, a aproximação com lideranças e governos, colaboram para o fortalecimento deste grupo da fronteira e estimulam ações para a cooperação com o foco na melhoria do ambiente de desenvolvimento nos municípios, estados e países”, avalia Tioqueta.

Américo Bellé, prefeito de Capanema, destaca que as iniciativas vistas na Europa podem nortear a forma de investir e trabalhar a região da fronteira entre Brasil e Argentina.

“Ações isoladas nos municípios não são a solução para buscar o crescimento. Foi importante participar da missão, que oportunizou aprendizado sobre modelos de regiões e municípios semelhantes à nossa realidade”, ratifica.

Dentre as experiências durante o período, Bellé destaca alguns pontos em que o trabalho conjunto tem contribuído para o desenvolvimento das regiões visitadas, como a produção de uvas, gado leiteiro, suinocultura, atendimento de Saúde, intercâmbio comercial fronteiriço e a atuação das universidades.

Modelos metodológicos
As ações de integração na fronteira entre Portugal e Espanha tornaram-se inspiração para os voluntários que atuam nos grupos temáticos do projeto Fronteiras Cooperativas.

Jonas Grejianin Pagno, diretor acadêmico da Unetri Faculdade, de Barracão, e integrante do grupo de Educação, explica que a missão serviu para observar o desenvolvimento territorial e as práticas de cooperação transfronteiriça.

“Observamos modelos metodológicos que serão inspiração para o trabalho que estamos desenvolvendo na nossa região”, diz. Pagno lista algumas das constatações feitas durante o roteiro na Europa: o turismo é um fator de desenvolvimento e os calendários de atividades são planejados em conjunto.

“Já temos algumas ações em andamento na região da Trifronteira. No dia 28 de setembro, haverá mostra cultural no Lago Internacional da Fronteira, com apresentações musicais, danças e declamação de poesias”, adianta Pagno. No âmbito do turismo, está sendo desenhado um calendário conjunto de atividades.

Irmãos argentinos
No lado vizinho, as vivências na Europa foram valorizadas. O arquiteto argentino Diego Gimenez, coordenador do grupo Turismo Integrado no projeto Fronteiras Cooperativas, ressalta a oportunidade de conversar com representantes de organizações públicas e privadas e conferir as diferenças e semelhanças entre as regiões fronteiriças.

“A missão técnica mostrou, em primeiro lugar, a importância de trabalharmos juntos para o desenvolvimento da nossa fronteira. Também, a necessidade de avançar em políticas públicas, especialmente nas áreas jurídica e normativa”, pondera Gimenez.

O argentino avalia que a região de fronteira entre o Brasil e Argentina não está longe das experiências exitosas de Portugal e Espanha. “Eles contam com o apoio da União Europeia e muitos milhões de euros em investimentos. Nós temos os esforços do Sebrae e de instituições de ensino, associações empresariais, governos municipais, Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF). Em cinco anos de trabalho, estamos sendo um exemplo de integração transfronteiriça”, acredita Diego Gimenez.

As euro regiões visitadas na missão envolveram a Galícia-Norte, Centro-Castilla León e Alentejo-Extremadura. Além da Unetri, outra IES teve representante, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Capanema. O vice-prefeito de Planalto, Edson Schlosser, também integrou a missão. Entre os argentinos participantes estão os empresários Jorge Segundo Feldman, Leo Angelo Zanella Junior e Talita Casagrande.

SEBRAE/PR 45 ANOS
O Sebrae/PR comemora este ano quatro décadas e meia de atuação em defesa dos pequenos negócios. As micro e pequenas empresas representam 98,5% do total de empreendedores no Brasil, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram a maioria empregos no país. No Paraná as micro e pequenas empresas correspondem a 97% das empresas do Estado e geram 90% dos empregos formais, neste momento. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito, educação empreendedora e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae/PR com os micro e pequenos negócios.

Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa- empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa Regional Sul: Antônio Menegatti – (46) 99912-9002
Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895

Compartilhe nas redes sociais