Pela primeira vez um farmacêutico assumirá este cargo em um Lanagro
Fabiano Barreto, 34 anos, natural de Lagoa Vermelha (RS), é o mais novo coordenador do Laboratório Nacional Agropecuário do Rio Grande do Sul (Lanagro-RS). Ele substitui Priscila Moser, que assume como adido agrícola, em Buenos Aires, na Argentina.
Barreto é auditor fiscal federal agropecuário, servidor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), desde 2007. Tem formação em Farmácia e doutorado em Ciências Farmacêuticas, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente estava exercendo o cargo de coordenador substituto do Lanagro-RS e de responsável técnico do Laboratório de Análise de Resíduos de Pesticidas e Medicamentos Veterinários (RPM). Tem atuação na área de controle de resíduos de medicamentos veterinários em produtos de origem animal, atuando no desenvolvimento de novos métodos de análise.
Barreto foi o gerente do projeto de implantação do LIMS, sistema informatizado de gestão laboratorial utilizado em toda a Rede Lanagro no país. Foi o responsável, também, por iniciar no Lanagro-RS o credenciamento junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) obtendo assim os benefícios destinados a instituições de pesquisa credenciadas com a execução de programas de pesquisa científica ou tecnológica que permitiram a importação de equipamentos que modernizaram os processos dos laboratórios.
Tem vasta experiência em missões nacionais e internacionais, tanto como enviado como anfitrião. Barreto espera dar andamento aos processos de melhoria nas unidades do Lanagro-RS, com uma gestão positiva e fomento à pesquisa. “O Lanagro-RS já é uma referência nacional e internacional em questões como controle da febre aftosa, por exemplo. Desenvolvemos um importante trabalho de manutenção da segurança agropecuária, em várias áreas. Trabalhamos com a fiscalização desde a semente até o produto que chega a mesa. Aprimorar isso em um alinhamento com a rede e com as políticas da Secretaria de Defesa Agropecuária e da Coordenação-Geral de Laboratórios Agropecuários é fundamental”, ressalta.
Como coordenador-substituto foi nomeado o auditor fiscal federal agropecuário, Aguinaldo Parussolo. Com formação em Química Industrial de Alimentos pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) e mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Parussolo já foi coordenador do Lanagro-RS e, atualmente, exercia o cargo de Chefe do Serviço de Suporte à Gestão (SSG).