Após a final da vigésima edição do “Big Brother Brasil”, exibida no dia 27 de abril e que consagrou a participante Thelma como a grande campeã, é possível fazermos uma avaliação sobre a presença das marcas nesse momento histórico do reality show da Rede Globo. Vale lembrar que a atração movimentou as redes sociais, teve uma audiência superior à registrada nos anos anteriores e ainda conquistou o título do “Guinness World Records” da maior quantidade de votos do público recebidos por um programa de televisão.
Das principais marcas presentes, conhecia (e consumia) PicPay, Above, C&A, Claro, Americanas.com e fui apresentado para Usaflex e Novex. A estratégia de cada uma envolveu basicamente uma prova master (líder/anjo) com ações via ambientes digitais, sobretudo por meio de aplicativos.
Segundo a Tun Ad, em 10 minutos de prova da Havaianas, por exemplo, a procura pelos produtos da marca nos buscadores e site aumentou 2000% em relação aos minutos imediatamente anteriores à ação. Com a Fiat não foi diferente: a dinâmica para escolha do Anjo, patrocinada pela marca, gerou um incremento de 50% nas buscas por Fiat e de 82% na procura pelo termo “Dia D”, mote da ação.
Contudo, de todas as iniciativas verificadas no BBB 20, as mais interessantes e agressivas foram as estratégias da C&A, mesclando o poder da imagem dos participantes – um moletom escolhido por Manu Gavassi esgotou rapidamente logo nas primeiras horas após o lançamento – para apresentar coleções basicamente sem marca, o que fez com que todos usassem as roupas que estavam listadas no site/app. Tal medida gerou identificação e desejo no consumidor.
A C&A trabalhou também o conceito “Muito Eu” com a escolha e participação de consultoras para a formação de looks dos brothers e sisters. O resultado, com certeza, foi bastante positivo.
Contudo, a razão para que todas as marcas conseguissem se beneficiar com a escolha dos influenciadores, está relacionado ao tão importante depoimento aliado a experimentação dos produtos/serviços. Algo que foi trabalhado muito bem no final do programa pela Samsung promovendo até uma disputa envolvendo Apple e Babu.
Muitas coisas trabalhadas no programa podem ser utilizadas em ações de live marketing e em campanhas com influenciadores, pensando em mix de canais e levando em consideração também as particularidades dos envolvidos. Fica a dica e a reflexão!
Abner Tumeo – Coordenador Geral de Estratégias Digitais