AS VANTAGENS DE UMA PRESS TRIP

PRESS TRIP É UMA EFICIENTE FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO MUITO UTILIZADA NA ÁREA DO TURISMO! Dizemos isso porque são muitas as vantagens que a estratégia pode trazer para o seu negócio.

A Press Trip é mais que uma viagem, é uma experiência organizada e oferecida pelas assessorias de imprensa das agências aos jornalistas, blogueiros, produtores de conteúdo e influenciadores digitais. O objetivo é que os convidados possam estar presentes no dia a dia e conhecer melhor os produtos, serviços e a cultura organizacional do seu negócio.

“Legal! Mas como isso pode ser positivo?”. Seu produto virar notícia é a principal vantagem! Quando os convidados têm a experiência de conhecer de perto sua marca, o conteúdo é mais aprofundado, tem mais informações e é segmentado, impactando diretamente o seu público

ÁREA DE TURISMO

A estratégia de Press Trip é muito utilizada pelo setor de turismo. O objetivo é levar os convidados para uma viagem com o propósito de divulgar destinos e atrair mais turistas.

Como o número de usuários das redes sociais aumenta diariamente, essa estratégia está sendo muito utilizada por influenciadores digitais e blogueiros.

Mas essa estratégia existe há muitos anos e diversos jornalistas de revistas e jornais impressos já viajaram pelo Brasil e o Mundo, conhecendo diferentes lugares para poder escrever sobre esses destinos.

Em meio à pandemia de Covid-19 é preciso priorizar a segurança de todos e saber inovar na hora de organizar uma Press Trip. Manter o distanciamento social, assegurar as medidas de prevenção, como álcool em gel e o uso de máscaras, são essenciais e indispensáveis.

BLOGTRIP

Como dito anteriormente, a estratégia de press trip tem sido muito utilizada para que blogueiros e influenciadores digitais divulguem roteiros de viagem. Para isso, é importante você encontrar um nicho da sua marca.

Na internet há conteúdos de todos os tipos em todo os formatos. Por isso é importante você saber qual é o seu nicho para convidar as pessoas certas.

Assim, o conteúdo produzido vai alcançar o público certo e gerar mais divulgação para você!

PRESS TRIP PARA NEGÓCIOS

Embora a Press Trip seja muito utilizada para divulgar roteiros turísticos, é possível ir além! Se o seu negócio é uma marca de maquiagem e vai lançar um produto novo, a Press Trip pode vir a calhar.

É possível convidar jornalistas, blogueiros e influencers para conhecer a produção da matéria prima desse produto, as instalações da sua empresa, o processo de criação desse novo produto. Além disso, os convidados da Press Trip vão conhecer a cultura organizacional do seu negócio e ter contato com os colaboradores e diretoria.

Com isso, os conteúdos produzidos sobre esse determinado produto terão mais profundidade, mais informações e serão melhor trabalhados na mídia.

Uma estratégia de Press Trip leva um tempo para ser organizada, demanda um bom orçamento e planejamento da assessoria de imprensa. Além de um bom relacionamento com a imprensa, para saber quem convidar.

COMO ORGANIZAR UMA PRESS TRIP?

Organizar uma Press Trip não é algo fácil! É preciso manter uma conversa aberta com o cliente e fazê-lo entender as vantagens dessa estratégia, além de exigir experiência e conhecimento na hora de selecionar os convidados certos, ter um bom relacionamento com os jornalistas, blogueiros e influenciadores para que os mesmos aceitem o convite e possam entender os objetivos dessa viagem e as necessidades da empresa.

Ter um roteiro para que seus convidados realizem um bom trabalho e a Press Trip alcance o resultado esperado, assim como estar presente e atento às novas pautas que possam surgir são algumas dicas de ouro para qualquer assessor de imprensa.

E o trabalho continua após a viagem! Alimentar os veículos de imprensa com mais informações e com novas fotos e vídeos também fazem parte da estratégia pós-viagem.

Listamos algumas dicas fundamentais para organizar uma Press Trip:

  •         Tenha claro o objetivo da Press Trip! Defina isso junto com seu cliente para uma melhor eficácia da estratégia.
  •         Separe seus objetivos como os que são prioridades e os que são secundários. Ficará mais fácil mensurar os resultados e fechar o relatório da ação.
  •         Definir as mensagens-chave que deverão ser trabalhadas pelos jornalistas, blogueiros e influenciadores nos releases, fotografias, posts de redes sociais e entrevistas com as fontes vai ajudar sua estratégia de Press Trip a alcançar melhores resultados.
  •         É necessário convidar os profissionais certos, de acordo com o objetivo da sua Press Trip e com o que deverá ser noticiado/informado ao público.
  •         Outro ponto importantíssimo é organizar a programação da Press Trip. Lembre-se que é preciso atender os objetivos de estratégia e criar uma boa experiência aos convidados.
  •         Deixar um tempo livre para seus convidados é indicado, afinal, excesso de obrigações pode ter um resultado inverso ao esperado por parte de seus convidados.
  •         Lembre-se que blogueiros e influenciadores digitais tem sua forma de se comunicar com o público. Deixe-os livres para que possam produzir seus conteúdos da forma que sabem fazer e no formato que trabalham (textos, fotos, vídeos, etc).
  •         Estabelecer uma data é o fator mais importante (e mais difícil), pois é preciso conciliar a agenda dos convidados com a da empresa.
  •         Além disso, os jornalistas, blogueiros e influencers podem recusar o convite se houver outro grande evento (como um congresso ou uma feira) na mesma data da Press Trip.

UM BOM RELACIONAMENTO COM A MÍDIA É NECESSÁRIO

Uma Press Trip geralmente é organizada pela assessoria de imprensa de uma determinada empresa ou agência de comunicação. Para isso, ter um bom relacionamento com a mídia é essencial!

É por meio desse bom relacionamento que jornalistas, blogueiros e influenciadores aceitam os convites para viajar e poder divulgar o lançamento de um novo produto, um serviço ou destino com mais propriedade. Afinal, ninguém vai aceitar viajar sem ter total confiança no objetivo daquela viagem, né?

Por isso é recomendado que todo o preparo da Press Trip seja feito por uma assessoria de imprensa.

VOCÊ SABE O QUE FAZ A ASSESSORIA DE IMPRENSA?

Os assessores de imprensa desenvolvem estratégicas de comunicação para transformar seu negócio em notícia. Esse trabalho é feito por meio de levantamento de pautas e exige que as assessorias tenham um bom mailing para divulgação de releases, envio de press kit aos jornalistas, blogueiros e influenciadores e organização de entrevistas em canais de comunicação.

A assessoria de imprensa pode ser de um produto, serviço, empresa privada ou pública e de pessoas físicas, como no caso de famosos e de pessoas que participam de reality shows.

Toda assessoria de imprensa tem o dever de humanizar o conteúdo de seus clientes e transformá-los em notícias. Fazer com que o seu leitor se identifique com aquele produto ou serviço é a melhor forma de fazer com que ele se engaje com o que você quer divulgar.

Em tempos de pandemia, os assessores de imprensa precisam ter empatia e entender a necessidade de humanizar o jornalismo. Principalmente quando se fala em organizar uma Press Trip. O assessor precisa pensar na experiência que o leitor vai ter ao acessar determinado conteúdo, e na satisfação de seu cliente.

Não menos importante, a assessoria de imprensa deve considerar a humanização e a empatia com seus colegas de profissão, repórteres de rua, jornalistas de portais, revistas, entre outros.

Oferecer informações humanizadas que possam gerar conteúdo de valor, não apenas estatísticas e números, é recomendado para que a mídia para o seu cliente seja positiva. 

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