Essas duas estratégias são aliadas no planejamento da comunicação corporativa

Se você ainda acha que assessoria de imprensa não tem nada a ver com marketing digital, precisa se atualizar. Então, pare o que está fazendo e preste atenção neste post!

O principal papel de um assessor de imprensa é abastecer os veículos de notícias com informações sobre o seu assessorado. Essa atividade envolve um bom relacionamento com as mídias e, antes de mais nada, um entendimento amplo e profundo sobre como elas funcionam.

Nenhum veículo vai destacar a informação só porque o assessor de imprensa quer, é preciso oferecer um conteúdo que tenha relevância para as pautas deste canal e que esteja em um formato adequado para o meio destinado.

E o que isso tem a ver com o marketing digital? Tudo! Afinal, com o avanço da tecnologia, a maioria dos jornais e revistas tradicionais migraram para o universo digital. Hoje em dia, também temos vários veículos importantes que já nasceram no meio digital, principalmente quando se trata de mídia especializada.

É justamente por isso que um assessor de imprensa precisa estar em sintonia com as estratégias digitais. Com o avanço das novas mídias, a assessoria de imprensa assume funções como o SEO, o relacionamento com digital influencers, o marketing de conteúdo e o gerenciamento de marca em redes sociais.

O que é SEO?

SEO é a sigla de Search Engine Optimization, termo em inglês que representa a otimização dos mecanismos de busca na web. Trata-se de um conjunto de técnicas utilizadas no conteúdo de um site para que ele alcance um bom posicionamento no Google, gerando tráfego orgânico.

Estima-se que sejam realizadas mais de 100 bilhões de pesquisas mensais no Google. Ou seja, um bom posicionamento nos mecanismos de busca faz grande diferença entre o sucesso e o fracasso de suas estratégias digitais.

Por que o assessor tem que se relacionar com influencers?

Como dito anteriormente, o principal objetivo de um assessor é emplacar o seu assessorado nas mídias. Sendo assim, ele não pode ignorar o poder dos influencers nas redes sociais.

Hoje em dia, as pessoas não se convencem apenas pelo preço ou pelas características do produto ou serviço. Cada vez mais, o impacto da marca é gerado pela experiência de consumo que ela oferece. E que melhor maneira de representar essa experiência do que colocar uma pessoa famosa usando o produto ou serviço comercializado?

Ter um assessor para intermediar a relação entre influencer e marca é extremamente importante, desde a escolha da pessoa para representar a empresa até a maneira como ela deve abordar o público. Tudo precisa seguir uma narrativa bem construída, que faz parte das estratégias desenvolvidas pela assessoria de imprensa.

O que é marketing de conteúdo?

A necessidade do marketing digital já é algo muito claro para a maioria das empresas, pois praticamente todas sabem a importância de estar na internet. Já o marketing de conteúdo é uma resposta para a seguinte questão: como se colocar na internet para ganhar a atenção do público e se destacar em meio à concorrência?

O marketing de conteúdo busca atrair clientes desenvolvendo materiais que sejam relevantes para eles, como textos para blog, vídeos para o YouTube, ebooks, posts para redes sociais, etc. O foco desses conteúdos não é fazer a promoção direta da marca, mas, sim, apresentar soluções para os problemas que o público enfrenta.

Aqui na Savannah você encontra profissionais extremamente qualificados para ajudar a sua empresa nessas e em todas as outras estratégias que envolvem a comunicação corporativa. Clique aqui para ser atendido por um consultor e saber mais detalhes sobre nosso trabalho.