Ano Novo, hora de apostar em metas e estratégias novas para o crescimento dos negócios… Se investir em comunicação não está entre as suas resoluções para 2020, talvez seja o momento de refletir sobre a importância de posicionar bem sua marca ou produto. Nesse sentido, o que é melhor: assessoria de imprensa ou marketing de conteúdo? Depende! Para cada objetivo, existe uma estratégia adequada de comunicação.
A assessoria de imprensa é um trabalho de construção de relacionamento entre a marca e os jornalistas dos meios de comunicação, com a finalidade de gerar menções positivas em mídia espontânea (não paga, o que é um ganho em credibilidade!). O objetivo principal é reforçar a presença da marca – que pode ser uma empresa pública, privada, sem fins lucrativos, um produto ou mesmo uma pessoa física – entre o público geral ou o público de veículos segmentados. A assessoria de imprensa também é acionada em casos de gerenciamento de crise, para neutralizar menções negativas. Mas aqui vale a máxima da sabedoria popular: prevenir é melhor que remediar, sempre!
Com as redações cada vez mais enxutas em número de profissionais e os espaços em mídia espontânea se tornando restritos (segundo o Atlas da Notícia, das 399 cidades do Paraná, por exemplo, 212, ou 53,1%, não contam com nenhum veículo de comunicação), as ações em assessoria de imprensa são mais assertivas para negócios que geram notícias relevantes ou inusitadas (um produto inovador, uma solução única no mercado, um serviço de utilidade pública etc.). Entre os diferenciais para o sucesso de uma assessoria de imprensa também está o bom relacionamento do assessor com os colegas dos veículos, o que implica capilaridade. Ter equipe próxima geograficamente dos jornalistas faz a diferença.
Conteúdo é pra mim?
De futebol a receitas, sintomas de doenças e vagas de emprego, as pessoas buscam tudo no Google! Estar bem ranqueado na ferramenta é fundamental para aumentar a visibilidade da sua marca e – por que não? – gerar novos negócios. Se o objetivo é fortalecer a presença nos meios digitais e conversar diretamente com seu cliente e potencial cliente, então, o marketing de conteúdo é um bom investimento.
Alimentar um blog com assuntos relevantes para aquele público, produzir e-books, e-mails marketing e manter páginas em redes sociais, com conteúdo de qualidade e SAC 2.0 (porque não adianta só postar e não responder, né? Afinal, dizem que “quem não dá assistência, abre para a concorrência”), é um grande diferencial em um mercado cada vez mais acirrado. E, para garantir o sucesso da ação, é importante contar com profissionais qualificados, que entendam de ferramentas de otimização de mecanismos de pesquisa.
A escolha da melhor ação em comunicação varia caso a caso. Para alguns clientes, a assessoria de imprensa é mais indicada, enquanto para outros o que funciona mesmo é marketing de conteúdo. Também é possível casar as duas soluções, dependendo da finalidade e da natureza do negócio.
No segundo semestre de 2019, a equipe de jornalistas da Savannah que faz a assessoria de imprensa do Crea-PR em oito cidades do Estado (Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Pato Branco, Guarapuava e Apucarana) produziu todo o conteúdo para um especial patrocinado do Conselho para o G1, o Engenharias, Geociências e Você, que foi ao ar em outubro. Na hora de sugerir as pautas, foi de grande valia o que o time já conhecia do dia a dia da assessoria de imprensa. E, claro, alguns textos do especial chamaram a atenção da imprensa e renderam pautas espontâneas nas mídias locais Paraná afora. O projeto é um exemplo de como assessoria de imprensa e produção de conteúdo podem dialogar superbem!
Feliz 2020!