É crescente a tendência de famosos, influenciadores e personalidades da mídia ingressando em reality shows de alcance nacional. O Big Brother Brasil (Rede Globo), por exemplo, que até a sua 20ª edição, em 2019, só admitia pessoas anônimas, teve neste ano Babu Santana (ator), Manu Gavassi (cantora) e Bianca Andrade – Boca Rosa (empresária e influenciadora digital) como alguns dos integrantes do Camarote, grupo dos participantes especialmente convidados para o programa.

A Fazenda (Rede Record), por sua vez, tem uma dinâmica um pouco diferente: é um programa que desde sua primeira edição só recebe participantes famosos. Gretchen, Rita Cadillac, Nicole Bahls e Theo Becker já foram peões desse jogo. A 12ª edição, que ainda está no ar com excelente resultado de audiência na tevê aberta e boa repercussão nas redes sociais, chama a atenção porque reúne nomes como Jojo Todynho (cantora e compositora), Mc Mirella (cantora de funk) e Mariano (cantor sertanejo) na disputa pelo prêmio de R$ 1,5 milhão.

Atrações de entretenimento com esse perfil podem arruinar ou alavancar a carreira de uma celebridade. Basta um comportamento que gere repercussão negativa entre o público fora do programa para abalar a imagem da personalidade. Diante disso, a assessoria trabalha para tentar amenizar esse impacto.

Se o caso for muito grave, pode ser que os profissionais não consigam reverter a atitude da personalidade, que acaba eliminada com altos índices de rejeição do público. Nesse caso, a equipe pode trabalhar com notas de esclarecimento, desassociação da imagem do famoso ao programa e/ou alguma estratégia para descanso da imagem.

Por outro lado, existem grandes vantagens de estar exposto num reality show. A chance de (re)construir uma imagem que não estava bem consolidada com o público, a conquista de espaços relevantes na mídia, a constante permanência da celebridade na imprensa e a exposição a nível nacional levam os participantes a dizerem “sim” à direção de um programa que faça o convite. Nesse cenário, o papel do assessor de imprensa é ainda mais fundamental. Quando o participante sai dessa produção, é preciso manter a frequência de notícias positivas para manter a relevância e sustentar a imagem construída dentro do programa.

Mas o que isso tudo pode ter a ver com a sua empresa?

Existem diferenças essenciais na assessoria de imprensa de celebridades e de empresas. A assessoria de uma celebridade leva em conta outras atividades, como a construção de uma imagem pessoal, o marketing e estratégias de relações públicas. Cada uma das ações da pessoa está “em jogo”.

No caso de uma marca, trabalha-se especialmente a imagem de uma empresa, com as suas atividades e posicionamentos como pessoa jurídica. Existe um trabalho de preparo dos porta-vozes, mas eles representam essencialmente a organização.

De qualquer maneira, é possível pensar em algumas atividades que podem ser atreladas tanto a uma pessoa quanto a uma empresa. São elas:

– Oferecer uma boa imagem do cliente à mídia

– Evitar e/ou gerenciar possíveis quadros de crise

– Conquistar espaços relevantes na mídia com conteúdo positivo para conquistar públicos específicos

– Tornar-se uma referência na mídia ao comentar determinado assunto

Você pode contar com o time de Assessoria de Imprensa da Savannah para conquistar públicos e espaços relevantes de acordo com a imagem que você deseja para sua empresa. Saiba mais sobre o nosso trabalho em: https://savannah.com.br/o-que-fazemos/