O mercado de gastronomia está cada vez mais competitivo. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), entre 2009 e 2019, o setor cresceu cerca de 11% ao ano. A pandemia de Covid-19 em 2020 afetou muito esse mercado, porém também trouxe muitas oportunidades de crescimento e inovação, e este continua sendo um tipo de negócio muito atrativo para novos empreendedores.
Mas abrir um novo negócio no setor de gastronomia pode ser bastante desafiador, especialmente nas grandes cidades. Dados de 2017 apontam que, na época, Curitiba já tinha cerca de 16 mil bares e restaurantes espalhados pela cidade. Por isso, é preciso garantir que seu negócio vai conseguir se destacar em meio a várias outras opções de bares, pubs, lounges, restaurantes, rotisserias, hamburguerias, pizzarias, trattorias, churrascarias, etc. que seus clientes têm disponíveis para escolher todos os dias.
Uma forma de se destacar em um mercado tão competitivo é investir em divulgação, que pode ser feita de diversas formas. Além de anúncios on e offline, marketing digital e o bom e velho boca a boca, a assessoria de imprensa também pode ser uma grande aliada dos empreendedores do setor de gastronomia na hora de divulgar seu negócio.
A assessoria de imprensa é a parte de uma estratégia de comunicação que busca conseguir espaços espontâneos (ou seja, não pagos) na imprensa e na mídia.
Esse trabalho é feito por uma agência de assessoria de imprensa que cultiva, ao longo do tempo, um bom relacionamento com os veículos de mídia, como emissoras de TV e rádio, sites, blogs, portais e até mesmo jornais e revistas impressos.
O objetivo é divulgar conteúdos e fazer a sugestão de pautas para que o cliente da assessoria de imprensa (ou seja, o seu negócio) torne-se fonte de informação em matérias jornalísticas e apareça na mídia de graça, sem a necessidade de comprar espaços publicitários.
Seu estabelecimento pode ter uma comida maravilhosa, um ambiente agradável, uma proposta inovadora e um atendimento 5 estrelas, mas, caso você não saiba comunicar esses diferenciais para a mídia especializada com eficiência, será muito difícil conseguir espaços de mídia espontânea.
É aí que entra o trabalho da assessoria de imprensa especializada. O assessor de imprensa é capaz de construir uma boa pauta e, valendo-se do bom relacionamento com a mídia especializada, de “vender” a sua história para os jornalistas dos veículos de mídia com mais facilidade.
Um dos grandes benefícios disso é que a imprensa tem muito mais credibilidade aos olhos do público do que os anúncios publicitários. Uma pessoa com certeza vai ficar mais tentada a visitar seu negócio se ler um review sobre ele em um blog gastronômico que ela confia, por exemplo, do que se apenas visualizar um anúncio em rede social.
Por isso a assessoria de imprensa é tão poderosa. Através dela é possível construir a imagem e a reputação do seu negócio em longo prazo, fortalecendo a sua marca de uma forma que a mídia de performance (anúncios e promoções) não é capaz de fazer.
Confira alguns dos serviços oferecidos por uma assessoria de imprensa especializada em gastronomia:
O primeiro passo para uma estratégia de assessoria de imprensa bem-sucedida é contar com um profissional ou uma agência especializada. Isso porque, desta forma, você já sai na frente dos seus concorrentes que decidem não fazer esse investimento.
Uma agência de assessoria de imprensa especializada em gastronomia já mantém um ótimo relacionamento com os veículos de mídia e os influenciadores deste setor. Portanto, é muito mais fácil para esse profissional acionar o mailing e conseguir emplacar pautas relacionadas ao seu negócio do que seria caso você tentasse fazer isso sozinho.
Um dos grandes objetivos da assessoria de imprensa em qualquer setor é colocar a sua empresa como uma fonte de informação no mercado em que atua. No caso da gastronomia, a assessoria de imprensa vai buscar divulgar conteúdos e emplacar pautas que, aos poucos, construam a imagem do chef, sommelier ou empreendedor responsável pela marca como uma autoridade no setor.
A inauguração de um novo restaurante ou o lançamento de um novo serviço ou menu é um momento perfeito para contar com a ajuda de uma assessoria de imprensa na divulgação. Através deste trabalho é possível conseguir espaços de mídia gratuita em televisão, rádio, impressos, sites, blogs e portais especializados, fazendo com que a informação sobre o seu evento chegue ao seu público-alvo.
Uma estratégia muito usada é a realização de um evento de “pré-inauguração”, para o qual são convidados jornalistas e influenciadores locais do setor de gastronomia e cultura. Neste evento, os convidados não pagam pela experiência e consumo no seu estabelecimento e, em troca, são incentivados a produzir conteúdos, avaliando o local.
A assessoria de imprensa, neste caso, tem o trabalho de elaborar uma lista de convidados com os influenciadores e jornalistas mais apropriados para a proposta da sua divulgação e garantir, através do trabalho de relacionamento, que eles irão comparecer ao evento e falar dele nos canais de comunicação que administram.
Além desses serviços principais, há ainda alguns outros serviços que a assessoria de imprensa pode oferecer, a fim de potencializar a sua estratégia, como:
Press Kits: O press kit é um conjunto de materiais enviado à mídia e aos influenciadores, a fim de divulgar o seu negócio. Quanto mais criativo e personalizado, mais eficiente é;
Media Training: Esse serviço tem como objetivo treinar os porta-vozes do seu negócio para dar entrevistas e se comunicar com a imprensa. Faz parte da construção da imagem, reputação e autoridade;
Produção fotográfica: Para acompanhar as divulgações do seu negócio, pode ser necessário realizar uma produção fotográfica especializada do seu espaço ou dos pratos e drinks que serão servidos. A agência pode realizar a intermediação desse serviço com um fotógrafo especializado;
Gestão de Crises: A gestão de crises e a assessoria de imprensa sempre andam juntas. Esse serviço é utilizado em momentos onde uma empresa ou profissional tem sua imagem prejudicada. Ele visa minimizar danos e restabelecer a boa imagem e credibilidade da empresa ou instituição perante a imprensa e o público
A Savannah é uma agência especializada em Assessoria de Imprensa que está no mercado desde 2004 atendendo empresas de diversos setores, incluindo o gastronômico.
Para que você possa entender melhor como funciona o serviço de assessoria de imprensa para gastronomia e quais os resultados podemos alcançar para o seu negócio, apresentamos um case de sucesso recente, executado pela nossa equipe: a inauguração do restaurante Park do Churrasco, em Curitiba.
O Park do Churrasco é um empreendimento gastronômico diferenciado e que se posiciona em um segmento bastante tradicional na capital paranaense: as churrascarias.
O restaurante, porém, oferece um diferencial em relação às suas concorrentes: o cliente pode preparar as carnes na própria mesa. Além disso, o espaço reúne lazer e outros atributos para os mais variados perfis.
Por oferecer uma experiência totalmente nova em relação ao espeto corrido, a Savannah identificou que era necessária uma comunicação capaz de fazer jus ao projeto e que ainda fosse assertiva para atrair potenciais clientes.
Mais do que apostar apenas em uma clássica divulgação massiva para a imprensa e influenciadores, o lançamento do Park do Churrasco tinha que garantir uma imersão real, para afastar qualquer tipo de resistência à ideia de fazer a própria carne nas grelhas instaladas na mesa (por que preparar se numa churrascaria comum já vem pronto?).
Era preciso viver a experiência. E foi isso que aconteceu: no dia 27 de maio, representantes dos principais veículos de comunicação da capital paranaense, influenciadores e artistas vivenciaram na prática essa proposta.
A partir de um mailing estratégico elaborado pela Savannah, nomes como Max Porto, vencedor da nona edição do Big Brother Brasil, e o cantor sertanejo Igor Brenaz experimentaram um menu repleto de possibilidades, mas também jogaram sinuca com os amigos, conversaram no bar com direito a um drinque ou viram o agito das crianças na área voltada aos pequenos.
Os convites foram disparados por WhatsApp e o objetivo era criar expectativa e desejo em torno de uma proposta nova. Não por acaso, as redes sociais foram tomadas por conteúdos sobre o Park do Churrasco, que competiu com eventos importantes nessa data, como o quinto aniversário do Cão Véio, que reúne o chef Henrique Fogaça e o músico Fernando Badauí.
Como resultado, o restaurante teve mais de 45 reportagens publicadas na imprensa paranaense, entre citações ao vivo em rádios da capital e região metropolitana, replicações de releases em sites, blogs, jornais e portais especializados e uma matéria especial na RIC TV (TV Record do Paraná).
Segundo a estimativa de valoração comercial do clipping de notícias da Savannah, se o Park do Churrasco tivesse pagado por essas inserções em anúncios, teria que desembolsar mais de R$ 300.000,00.
Além disso, os influenciadores locais realizaram pelo menos 60 menções em conteúdos para Facebook, Instagram, Twitter e TikTok, após comparecerem ao evento de pré-inauguração, divulgando o restaurante para os seus milhares de seguidores.
Sobre o trabalho realizado, Alan Luiz Braz dos Santos, um dos sócios do empreendimento, disse: “Estou bem feliz, bem satisfeito com o trabalho da Savannah. Acho que conseguimos nos destacar e alcançar o nosso público-alvo. Sempre tem alguém famoso lá no Park do Churrasco, como jogadores de futebol”.
Contrate a Savannah para fazer a assessoria de imprensa do seu restaurante. Entre em contato com o nosso time comercial e solicite uma proposta personalizada para o seu objetivo.