O Programa Selo Alimentos do Paraná, que já certificou 106 micro e pequenas indústrias e agroindústrias alimentícias do Estado nos últimos três anos, já tem definidas as primeiras atividades para 2018. Na Regional Sul do Sebrae/PR, que compreende os municípios do sul e do sudoeste, as oficinas de gestão terão início na última semana de abril.

A consultora do Sebrae/PR, Alyne Chicocki, adianta que as atividades contemplam agendas mensais, com reuniões com o grupo de empresários da região e oficinas focadas no Modelo de Excelência em Gestão (MEG). “As oficinas têm o objetivo de promover a troca de conhecimento entre os empresários e a reflexão sobre diversos temas relacionados à gestão e como as informações das empresas podem ser transformadas em conhecimento, impactando nos resultados dos negócios que estão conosco nessa caminhada”, afirma Alyne.

Mesmo antes do início das oficinas, parte das empresas participantes já receberam mais detalhes sobre as atividades programadas, em reunião realizada no dia 7 de março, na sede da Regional Sul do Sebrae/PR. No encontro, que contou com a gestora estadual do programa, Andreia Claudino, foram divulgados também os demais eventos do calendário estadual e o Circuito de Rodadas de Negócios (veja abaixo).

O Laticínio Santa Inez, de Planalto, na região sudoeste do Estado, é um dos integrantes do programa. A empresa, fundada em 2009, conquistou o Selo Alimentos do Paraná em abril de 2016. Luciana Scherer, gerente administrativa e comercial do laticínio explica que o programa abre portas para novos negócios, ao conectar a indústria com os consumidores.

“O Selo é uma certificação de qualidade, que comprova que estamos de acordo com as normas vigentes. Para nós, a grande diferença está no consumidor final, que se preocupa e exige qualidade dos produtos”, avalia a gerente.

A empresa, que conta com 143 colaboradores, participou de rodadas de negócios em 2016 e 2017 e planeja marcar presença no circuito deste ano.

“Para nós, foi muito interessante participar das rodadas, até para ter acesso aos mercados, aos compradores, e avaliar questões para entrar no varejo, com marketing e outras ações fortes. Para este ano, queremos participar das rodadas, com a novidade de levar nossos distribuidores também”, antecipa Luciana.

A ervateira Capimar, de União da Vitória, aderiu ao programa Selo Alimentos do PR no ano passado. A empresa ainda não obteve a pontuação necessária para o Selo, mas já registra alterações importantes promovidas na busca pela certificação.

“Identificamos e mapeamos os processos, o fluxograma das máquinas e das atividades dos funcionários. E estamos concluindo pesquisas de satisfação e o manual de controle de qualidade”, lista José Zatorski, sócio da empresa.

Entre os benefícios proporcionados pela participação no programa, Zatorski salienta o crescimento da empresa e a valorização dos produtos. “Pretendemos participar do circuito de rodadas de negócios. Se não pudermos ir a todas, estaremos pelo menos em Curitiba e norte do Estado”, antecipa o empresário.

Calendário
6 a 9 de junho – Naturaltech, feira internacional que promove o mercado de produtos naturais, probióticos e integrais, fitoterápicos e tratamentos complementares, em São Paulo.
12 a 15 de junho – Fispal Food Service, o principal encontro do setor e reúne milhares de proprietários e gestores de restaurantes, bares, pizzarias, padarias, lanchonetes, buffets, cafeterias, confeitarias, hotéis, além de contar também com os distribuidores e lojistas, em São Paulo.
26 de junho a 6 de julho – Summer Fancy Food Show, o maior evento de comércio de produtos alimentares especializados na América do Norte e a principal vitrine da inovação da indústria; em Nova Iork (EUA).

O programa
Realizado pelo Sebrae/PR, em parceria com a Fecomércio PR, Fiep, Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Programa objetiva a melhoria de processos produtivos, aprimoramento da qualidade e boas práticas de gestão em empreendimentos de micro e pequeno porte do segmento de alimentos e bebidas, dentro do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Todo o processo tem como avaliador o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Assessoria de Imprensa
Savannah Comunicação Corporativa – empresa licitada do Sebrae/PR
Antônio Menegatti – (46) 99912-9002
Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895

Compartilhe nas redes sociais