Na tarde de quinta (25/5), o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, visitou a EMEI Rosana Aparecida Munhos, unidade de Educação Infantil integrante do CEEC (Complexo Educacional, Esportivo e Cultural) do Bairro Santa Maria, para participar de uma das atividades que fizeram desta escola referência da ONU (Organização das Nações Unidas) em boas práticas de alimentação escolar.
O prefeito participou do Momento Comensal, um encontro para partilha de alimentos saudáveis, que reúne alunos, familiares e funcionários da escola a cada dois meses, desde o ano passado.
Auricchio parabenizou a escola pela citação da ONU e pelo trabalho primoroso, realizado em parceria com as famílias. “O que mais nos enche de orgulho é a comunidade escolar integrada”, disse o prefeito, que anunciou um novo projeto para um futuro próximo: “Vamos avançar ainda mais na questão da alimentação escolar. Vem novidade no segundo semestre”, disse o prefeito.
A secretária de Educação, Minéa Fratelli, também felicitou o trabalho realizado pela diretora Juliana de Carvalho Yamane, com a orientação da diretora do Departamento de Alimentação Escolar, Rose Fiorotti. “Espero que possamos reproduzir essa experiência em outras unidades”, anunciou Minéa.
“O Momento Comensal é uma forma de aproximar a família da escola, além de compartilharmos com os pais a proposta da Cozinha Experimental”, complementou Juliana. Ela explicou que a Cozinha Experimental é um espaço para as crianças experimentarem, criarem, cozinharem e descobrirem novas possibilidades com os alimentos, fazendo escolhas saudáveis. Na atividade desta quinta, junto com os familiares, as crianças foram apresentadas a uma mesa repleta de diferentes frutas para degustação.
A iniciativa da Cozinha Experimental foi selecionada pela FAO, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, para integrar uma lista das melhores práticas em alimentação escolar. O projeto da FAO, denominado Making school meals tasty (Tornando as refeições escolares saborosas) selecionou também a EMEI Cleide Rosa Auricchio e EMEF Anacleto Campanella para inspirar outras escolas no Brasil e no mundo.
Participaram do Momento Comensal cerca de 80 crianças, junto com seus pais, do berçário ao G3 (3 anos), além de duas turmas G5 (5 anos) da EMEI Marilene de Oliveira Larocca, que se encontram temporariamente na EMEI Rosana Munhos enquanto essa unidade passa por reforma.
O evento começou com um momento cultural: uma dança circular conduzida pela arte-educadora Mônica Pinheiro, que também é diretora da EMEI Fortunato Ricci. Crianças e adultos divertiram-se com as cantigas de roda, antes do momento da partilha da mesa de frutas, cuidadosamente cortadas pela equipe da merenda.
O aluno Pedro (3 anos) não fez careta para nenhuma fruta. “Ele come de tudo”, disse, orgulhosa a mamãe Maria Eduarda Cardoso. “Achei a atividade muito divertida e importante também. Nossos filhos passam um tempo grande na escola, aqui eles fazem laços. É muito importante conhecer o espaço em que as crianças passam boa parte da infância”, disse Maria Eduarda.