Com cinco opções de roteiros, material destaca as belezas naturais da região e o seu potencial para o ecoturismo e o turismo de aventura 

 

Apresentar ao público as belezas naturais do Cariri da Paraíba, estimulando o turismo de aventura e o ecoturismo. Essa é a proposta de um novo guia digital, lançado através de uma parceria entre o Sebrae/PB e cinco prefeituras da região, que recebeu o nome de “Aventuras nas Serras”. A iniciativa faz parte do programa Agentes de Roteiros Turísticos, criado pelo Sebrae Nacional, que na Paraíba beneficia sete regiões com potencial para o turismo no estado.

O novo guia, que já está disponível ao público através do endereço https://drive.google.com/file/d/1MR7pJo0HKw2zepqlMitaQFypHBlbxUIb/view?usp=share_link, apresenta informações históricas e culturais sobre cada um dos cinco roteiros disponíveis, além de um mapa guiado da região. Com isso, o turista pode planejar melhor a sua visita e conhecer as cinco cidades, que estão buscando trabalhar o turismo para estimular a economia local, além de manter vivas as tradições de cada território.

De acordo com os organizadores, o guia “Aventuras nas Serras” conta com os seguintes roteiros: “Laje das Moças”, em Monteiro; “Aventuras na Serra do Coró”, em Caraúbas; “Complexo Serra da Matarina”, em Prata; “Encantos da Engabelada”, no Congo; e “Trilhas da Serra dos Vales”, em Taperoá.

Ao avaliar os novos roteiros e o trabalho desenvolvido pelo programa da instituição, a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, destacou que a iniciativa busca, principalmente, estimular a governança nas regiões turísticas participantes. “Na Paraíba são sete agentes, cada um localizado em uma região, realizando um trabalho que terá como resultado a qualificação ou a formatação de uma rota ou roteiro turístico”, explicou.

Ainda conforme a gestora, outras ações do programa devem ocorrer em 2023, nas demais regiões turísticas que estão sendo beneficiadas. “A possibilidade e a iniciativa desse programa na Paraíba tem dado muito certo porque os consultores vivem a realidade da região e dos municípios. Isso traz um olhar diferenciado para que também possamos agregar valor às rotas e roteiros com a produção associada ao turismo, que são manifestações culturais, gastronômicas e artísticas”, pontuou Regina Amorim.

Por sua vez, a gerente regional do Sebrae/PB em Monteiro, Madalena Arruda, afirmou que esse é mais um trabalho realizado em prol do desenvolvimento econômico e social do Cariri. “O guia é um dos desdobramentos dos planos de ação que estamos trabalhando na Rota Cariri Cultural, contribuindo para o fortalecimento do turismo na região”, concluiu a gerente.

Compartilhe nas redes sociais