No próximo dia 21 de março começa mais um ciclo do Programa Brasil Mais em Mato Grosso e as inscrições gratuitas estão abertas até o dia 20, no site https://relacionamento.mt.sebrae.com.br/brasilmais.
O Brasil Mais visa aumentar a produtividade e competitividade das micro, pequenas e médias empresas por meio de soluções rápidas, de baixo custo e alto impacto para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios.
O programa é coordenado pelo Ministério da Economia, com gestão operacional da Agência Brasil de Desenvolvimento Industrial (ABDI), sendo executado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Com o desenvolvimento das capacidades e práticas gerenciais, o programa busca melhorar nas empresas as habilidades de percepção, pensamento crítico, capacidade de ordenamento, planejamento de curto e longo prazo, liderança, controle, capacidade de decisão, reorganização produtiva, adoção da cultura de instituir práticas de melhoria contínua e identificação de oportunidades de investimento pelo desenvolvimento das capacidades de gestão nas diversas áreas necessárias ao bom funcionamento de uma empresa, como gestão do desempenho, indicadores, operações e vendas, qualidade, estratégica, produção, conhecimento, capital humano, digitalização, entre outras.
A coordenadora do programa no Sebrae MT, Lucimeire Dias, destaca que as empresas participantes recebem acompanhamento técnico de Agentes Locais de Inovação (ALI). Eles auxiliam no aprendizado das melhores práticas e trabalham nos principais gargalos de cada empresa. Além disso, disponibiliza consultoria gratuita para ajudar a encarar e solucionar questões ligadas a ponto mais nevrálgico de cada uma delas.
O empresário Rubens Manoel da Rocha Guimarães, proprietário da Bown’s Doces, obteve um resultado muito positivo ao aderir ao Programa Mais Brasil. Conta que o foco foi organizar os processos produtivos e conseguiu economizar 2 dias de trabalho com a padronização. Como fabricam 140 produtos diferentes, entre doces e salgados, esse era um ponto crucial para alcançar um melhor desempenho e posicionamento no mercado.
A equipe é composta por 25 funcionários, sendo 12 deles atuando na linha de produção. Prestes a completar 5 anos de mercado, a empresa conta com uma matriz (produção e loja) e uma filial.
Segundo Rubens, a segunda etapa do trabalho com o ALI está sendo na área de marketing.