Seguem intensas e em várias frentes as ações do Programa de apoio à recuperação do bioma Pantanal – Pró-Pantanal, iniciativa formatada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nos estados de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul com vistas à retomada da economia na região pantaneira por meio de ações de apoio às micro e pequenas empresas no território iniciadas em 2021 e que se estendem até 2023.
Nesta terça-feira, 8/03, Cáceres e Lambari D’Oeste (respectivamente a 217k e 318 km de Cuiabá) sediam o 3º Workshop de Planejamento Turístico, quando serão apresentados, avaliados e validados os planos municipais de turismo. Os eventos serão às 10h, em Lambari D’Oeste, na Câmara Municipal; e as 17h na sede da Agência Sebrae em Cáceres (na avenida Brasil, 402, COC), com a participação de gestores públicos, empresários do trade turístico da região e pessoas interessadas no assunto. Nos dois casos, os eventos são em parceria com as prefeituras municipais, sendo que em Cáceres, o Conselho Municipal de Turismo também é um dos organizadores.
Júlio Prior, gerente da Agência Sebrae em Cáceres, aponta o turismo como uma das grandes potencialidades da região e ressalta que todas as estratégias para multiplicar a participação da atividade turística na economia são bem-vindas. “Do ponto de vista econômico, social, da empregabilidade, geração de renda, acredito que podemos dar uma grande contribuição com o turismo”. Segundo ele, o Inventário Turístico, dentro do Pró-Pantanal visa fomentar esse trabalho e dar, cada vez mais, visibilidade para as estratégias do turismo para ter uma maior fonte de renda e de transformação.
Prior destaca ainda que os pequenos negócios podem ter uma participação ativa e usufruir muito do turismo, sempre alinhados à sustentabilidade e à geração de emprego e renda.
Ao lembrar que o último inventário turístico de Cáceres foi feito em 2008, a secretaria municipal de turismo, Alessandra Castilho, enfatiza que o trabalho atual possibilitou levantamentos minuciosos e detalhados sobre diversos atributos importantes para o desenvolvimento da modalidade do turismo, desde os atrativos turísticos até sua infraestrutura, passando pelas características geográficas e socioeconômicas. Ela observa que a grande prioridade é o desenvolvimento do turismo sustentável.
A consultora do Pró-Pantanal, Rejane Pasquali destaca o fato de Cáceres ter um turismo de pesca muito conhecido e consolidado, mas aponta para a grande possibilidade de diversificar os produtos turísticos locais incluindo o ecoturismo e inserindo aspectos da cultura e patrimônio histórico.
Em Lambari D’Oeste, o turismo de pesca também é praticado e a consultora relembra a tradição da organização de eventos, e cita como possibilidade a retomada do carnaval que sempre foi bastante peculiar na cidade.
Como a infraestrutura turística no município ainda é insipiente, uma saída, segundo ela, seria trabalhar a regionalização, na linha que o Ministério do Turismo vem adotando nos últimos anos.

Compartilhe nas redes sociais