“Portfólio de Soluções Amigas do Comércio” aproxima empresas de tecnologia dos comerciantes, fomentando a economia local

O Sebrae/PR, o Programa Varejo Inteligente e a Software by Maringá (SbM), com o apoio do Núcleo de Inteligência do Comércio (NIC), prepararam para lojistas e outros empresários de segmentos comerciais o “Portfólio de Soluções Amigas do Comércio”. O catálogo com 50 produtos e serviços tecnológicos está disponível no link: https://nicmaringa.com.br/catalogo.pdf. Os empreendedores também poderão receber o material por WhatsApp.

Junto a outras soluções inteligentes para comércio, o desenvolvimento do portfólio foi acelerado em contexto de pandemia, quando as empresas demonstraram necessidade mais urgente de transformação digital. O catálogo, que acabou de ser finalizado, reúne e categoriza soluções em áreas como meios de pagamento, estratégias comerciais, marketing, delivery, ambientes digitais e outros.

“Foi um trabalho coletivo e continuará com essa característica, com o objetivo de que as soluções cheguem para resolver as ‘dores’ do comércio local. Por vezes, empresas necessitam de uma solução para resolver um problema ou alavancar o negócio e não encontram opções ou precisavam buscar fora da nossa região”, comenta a consultora do Sebrae/PR, Erica Sanches.

“Esse portfólio aproxima nossas empresas de tecnologia das empresas do comércio, fomentando a economia local”, completa a consultora.

Para as empresas que oferecem soluções serem incluídas no catálogo, foi preciso passar por avaliação de performance e, eventualmente, aplicar melhorias. Os negócios foram submetidos a um diagnóstico inicial, avaliação do canal digital, do atendimento e receberam retorno em vídeo com propostas de aprimoramento. Só os candidatos que atingiram, no mínimo, 70 pontos, foram classificados para o portfólio.

A GetCard, de Maringá, oferece algumas soluções de meios de pagamento presentes no catálogo. O responsável comercial pela empresa, Lucas Aliano Alves, explica que o principal produto oferecido é a Transferência Eletrônica de Fundos (TEF), uma solução de vendas integrada, que descarta a necessidade de um comércio ter várias maquinetas de cartão e que melhora o controle de vendas por meio do registro automático de dados no sistema de gestão da empresa.

“O TEF ajuda a evitar fraudes, evita que o funcionário do caixa tenha que digitar o valor da compra, propicia que o estabelecimento opere com mais bandeiras de cartão, integra o Pix. Por meio do sistema, as informações da maquininha ficam na nuvem, gerando mais segurança para as operações. Não é preciso buscar esse tipo de solução longe e pagar mais caro. Temos na nossa cidade”, explica Alves.

Assessoria de Imprensa Sebrae/PR
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