Cinco dos 24 negócios da cidade que receberam o Selo de Qualidade no Turismo ficaram entre as melhores empresas do Paraná em suas categorias

 

Para aumentar a competitividade no mercado e melhorar a gestão e a qualidade de produtos e serviços, 24 empresas do setor de turismo de Londrina investiram em um rigoroso processo de certificação para a obtenção Selo de Qualidade no Turismo do Paraná. A cidade de Londrina foi representada em quatro das sete categorias do prêmio estadual, que inclui os segmentos de gastronomia, hospedagem, espaço para eventos, agências de turismo receptivo, transporte turístico, locação de automóveis e organização de eventos.

Em duas categorias, empresas londrinenses conquistaram o primeiro lugar e obtiveram os melhores índices de desempenho comparado a outras empresas do Paraná. A consultora do Sebrae/PR, Simone Millan, afirma que a auditoria para a certificação leva em conta padrões internacionais de melhoria da gestão. “Esse resultado é muito importante, porque eleva o padrão das empresas de turismo da cidade”, avalia.

Simone destaca que, além das mudanças implantadas para o crescimento dos negócios, o selo oferece visibilidade e credibilidade às marcas. “É um diferencial no mercado e uma vantagem para os clientes”, aponta. O programa é desenvolvido pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, com a parceria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (ABEOC/PR), Paraná Conventions e Paraná Turismo.

Espaço de eventos

Na categoria espaço de eventos, duas empresas londrinenses foram premiadas. O Empório Guimarães foi classificado em primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo. A responsável pela controladoria do Grupo Guimarães, Cristiane Furlan Fukuda, conta que a primeira participação no programa foi usada para organizar os processos internos da empresa. Já o segundo ano envolveu ações de sustentabilidade, unificação das empresas Empório Guimarães e Mercado Guanabara em um grupo, além da mudança na identidade visual com foco em endomarketing.

O grupo também criou um setor de Recursos Humanos e implantou um plano de cargos e salários para os funcionários. Segundo Cristiane, a empresa enxergava a necessidade de mudanças, mas o processo de certificação aumentou as possibilidades e mostrou que as melhorias poderiam ir além. “Participar do programa do Sebrae nos ajudou a reconhecer os pontos positivos da nossa gestão e identificar áreas que precisavam de mudanças. Estamos muito felizes com os resultados”, comemora.

O segundo lugar da categoria ficou com a empresa Duas Alices Buffet e Eventos, que participou do processo pela primeira vez. A dona do negócio, Marina de Oliveira, diz que implantou o Programa Alimentos Seguros (PAS) na cozinha, treinou a equipe, investiu em controles mais organizados e na medição da satisfação dos clientes e resultados. “Com o selo, percebi o quanto é importante estar antenada”, afirma. Para ela, o marco do processo foi a gestão da liderança. “Foi muito gratificante ter sido premiada, a compensação de todo o nosso esforço”, comemora. Para ela, outro legado importante do selo foi o networking com os empresários do setor.

Agência de turismo

A KTS Turismo conquistou o primeiro lugar na categoria de agência de turismo receptivo pelo segundo ano consecutivo. A proprietária da empresa londrinense, Cristiane Yuri Toma, diz que a primeira participação no programa resultou na padronização de uma série de procedimentos internos. Agora, o desafio foi maior, de adotar novos métodos de gestão e implantar a inovação no negócio. “Quando uma empresa procura certificação, o objetivo é crescer, se consolidar no mercado, ampliar a rede de contatos. E o selo promove tudo isso”, destaca. Ela enfatiza a importância de buscar a excelência e garante que a aplicação das mudanças fica menos complicada com o apoio dos consultores do Sebrae. “Fiquei contente porque várias empresas de Londrina foram certificadas”, comemora.

Meio de hospedagem

Na categoria meio de hospedagem, o Bourbon Londrina Business Hotel ficou com a segunda colocação. A diretora operacional e comercial do hotel, Fabiane Vezozzo, diz que a empresa, com 55 anos de mercado, precisava mudar a cultura organizacional e o selo contribuiu para esse processo. Ela conta que, além de implantar o PAS, investiu em processos mais eficientes na distribuição dos amenities – produtos de higiene pessoal – aos hóspedes. “Conseguimos 80% de economia nas compras mensais”, aponta. No setor comercial, o hotel diminuiu o tempo de resposta para reservas de 24 horas para apenas 4 horas e implantou uma política de pós-vendas. Para ela, a certificação foi fundamental para qualificar a gestão, envolver e motivar os funcionários nas mudanças.

Organização de eventos

A F & B Eventos foi a terceira colocada na categoria organizadoras de eventos. A empresária Daiana Ferret Bisognin Lopes, diz que a certificação contribuiu para a sistematização de processos dentro da empresa. Neste segundo ano de participação no selo, ela destaca como principal mudança a divisão do trabalho da equipe, com a descrição dos cargos e funções de cada um. “Me reuni bastante com o grupo e isso deu um resultado muito bacana. Os eventos exigem muitos detalhes e o papel de cada um precisa estar bem definido”, afirma. Para Daiana, essa organização beneficiou os funcionários, que ficaram mais motivados, os clientes e também a gestão, que possui um controle maior das tarefas. “No ano que vem, queremos reconquistar o primeiro lugar”, projeta.

Empresas certificadas 

Confira quais são as outras 19 empresas de Londrina que conquistaram o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná em 2018:  Alpes Comunicação e Eventos, Adriana Pontin Excelência em Eventos, Boussolé Gastrobar, Captain Flint Gourmet Burgers e Beers, Comfort Suites Londrina, Cozinha de Lourenço, Crillon Palace Hotel, Focco Assessoria em Marketing e Eventos; Freddo Gelateria Gleba Palhano; Freddo Gelateria; Golden Blue Hotel; Ibis Hotéis; La Palme Bistro, Mercado Guanabara, Pizza em Kasa, Pizza Mais, Sávio Sorvetes, SL&co. Produção de Eventos e TGA Turismo Receptivo. 

 

Informações para a imprensa:

 

Savannah Comunicação Corporativa- empresa licitada do Sebrae/PR

Assessoria de Imprensa Regional Norte: Amanda de Santa – (43) 98808-2598 / 99917-7751

Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 – www.pr.agenciasebrae.com.br

Compartilhe nas redes sociais