Tecnologia de Modelagem da Informação da Construção é inovadora na área de projetos para o segmento
A tecnologia Building Information Modeling (BIM) – ou, Modelagem da Informação da Construção, em português – promete revolucionar a cadeia produtiva da construção civil. Voltada para arquitetos, engenheiros e projetistas, ela permite integrar os projetos de uma obra com o objetivo de controlar custos, qualidade e impacto ambiental desde o planejamento, até as fases de projeto, construção, operação e manutenção da edificação. Atento a essa novidade, um grupo de 12 escritórios de arquitetura e engenharia de Londrina se uniu e, com subsídio do Sebraetec, programa do Sebrae/PR, buscou capacitação para aprender a operar a ferramenta.
O consultor do Sebrae/PR, Rubens Negrão, explica que a tecnologia BIM permite a integração de todos os projetos de uma obra, desde o arquitetônico, até o estrutural, elétrico, hidráulico. Com todos os detalhes da construção reunidos em um modelo tridimensional, fica mais simples a realização de eventuais modificações e reformas. “Com o BIM é possível antecipar a etapa de planejamento e tornar a execução da obra mais assertiva e rápida”, explica. Segundo o consultor, o sistema é tendência em países desenvolvidos e já tem sido exigido em alguns editais públicos e privados no Brasil.
Negrão informa que o Sebrae/PR, por meio do projeto setorial da Construção Civil, incentiva a disseminação e a incorporação da plataforma BIM nas empresas. “Por meio do Sebraetec, conseguimos viabilizar o acesso de escritórios de arquitetura e engenharia não só às ferramentas, mas à cultura do BIM, que exige uma integração maior entre as equipes de trabalho”, afirma. O grupo participante conta com subsídio de 70% do programa para fazer a capacitação. “Vai possibilitar que essas empresas sejam referência e se posicionem no mercado com um fator de competitividade acima da média nacional, pois estão antecipando uma tendência que estará em alta no país nos próximos cinco anos”, justifica.
O engenheiro eletricista Brazil Alvim Versoza afirma que a transição para a plataforma BIM exige uma mudança de cultura, de conceito, na forma de trabalhar. É muito diferente, segundo ele, do que ocorreu no passado, quando arquitetos e engenheiros trocaram as pranchetas por computadores. “Aproveitamos o momento mais tranquilo do mercado para nos atualizarmos. Reunimos um grupo, fizemos um planejamento estratégico e contratamos consultorias. É a primeira vez que escritórios de arquitetura e engenharia se juntam para buscar capacitação da plataforma BIM”, conta.
O arquiteto Clóvis Bohrer considera o sistema como um dos mais inovadores na área da construção civil. Para ele, a capacitação é estratégica. “Somos fornecedores de projetos para a construção civil e temos que estar aptos a trabalhar com a ferramenta”, observa. Para ele, a parceria com outros escritórios e o suporte oferecido pelo Sebrae/PR foi muito importante. “O Sebraetec viabilizou a capacitação de muitos projetistas. Londrina é uma cidade formadora e fornece projetos para o Brasil e exterior”, avalia. Segundo Bohrer, empresas de incorporação imobiliária já perceberam os benefícios do sistema, que proporciona uma visão tridimensional da construção.
Para o engenheiro civil Vitor Faustino Pereira, que já utiliza pontualmente a nova tecnologia, a capacitação é importante para conhecer padrões e metodologias, além de trocar experiências com outros profissionais da área. “Trabalhamos para muitas empresas de São Paulo e percebemos que já existe demanda de projetos na plataforma BIM, por isso, temos que nos atualizar. Estamos nos preparando para nos posicionarmos melhor no mercado”, afirma.
Os 12 escritórios participantes – A. A. Consultoria e Projetos Estruturais; Architectural Projetos; Bohrer Arquitetura; Engebrazil Engenharia Elétrica; Estrutural Projetos e Consultoria de Estruturas; Hidralon Engenharia Hidráulica; Hidráulica Carrion; J.C.M. Queiroz – Engenharia S/S LTDA; MSE Consultoria de Eletricidade; Nieri Engenharia; Spagnuolo Arquitetura; Saladearquitetura – concluirão as capacitações no fim de 2017. A expectativa é de que todos implementem a cultura do BIM.
O programa
O Sebraetec tem como principal objetivo oferecer acesso subsidiado a serviços tecnológicos e de inovação para empresas cujo faturamento anual não ultrapasse o teto da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que atualmente é de R$ 3,6 milhões. O suporte tecnológico via Sebraetec vai desde consultorias para identificar as necessidades da empresa, acompanhamento para assegurar os melhores resultados e minimizar os riscos, e até auxílio na melhor escolha para os investimentos em tecnologia e inovação. O Sebraetec atua em áreas distintas, como design, produtividade, propriedade intelectual, qualidade, inovação, sustentabilidade e serviços digitais. O subsídio contempla 70% do valor total de projetos para acessar serviços tecnológicos e de inovação.
Empresários de micro e pequenas empresas de Londrina e região que tenham interesse em conhecer mais detalhes sobre o funcionamento do Sebraetec e receber orientação específica para inovação em suas empresas, podem entrar em contato com o escritório da entidade no município, que fica na Av. Santos Dumont, 1.335, bairro Aeroporto, ou pelo telefone (43) 3373-8000.
Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, criado na década de 1970, é a instituição que mais entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. No Estado, conta com 6 regionais, 13 escritórios, e chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, consultorias, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas. Soluções com foco em ambiente de negócios, educação empreendedora, empreendedorismo e gestão, empresas de alto potencial e potencialização, liderança e startups.
Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa – empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa – Regional Norte: Amanda de Santa – (43) 99917-7751/ (43) 98808-2598
Adriano Oltramari– Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895