Evento gratuito, realizado na noite desta quarta-feira (14), promoveu serviços e soluções do Ponto de Atendimento ao Empreendedor
Empresários de micro e pequenos negócios de Cambé, no norte do Paraná, lotaram o auditório do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (Insa), na noite de quarta-feira (19), para acompanhar a palestra show “Cadê o cliente daqui”, da Companhia do Seu Chico. O evento foi organizado pelo Sebrae/PR, em parceria com a Prefeitura de Cambé, Associação Comercial e Empresarial de Cambé (Acic) e Insa para promover o Ponto de Atendimento ao Empreendedor da cidade, que fica na avenida Inglaterra, 491.
Durante a apresentação, os artistas da companhia simularam, com bom-humor, diferentes situações para ilustrar o que diferencia um bom de um péssimo atendimento ao cliente. A palestra também provocou uma reflexão sobre a postura dos empresários frente aos problemas e destacou a importância de criar empatia, trabalhar com motivação e otimismo, e construir bons relacionamentos para que os negócios prosperem.
A consultora do Sebrae/PR, Liciana Pedroso, contou que a intenção foi fazer com que os empresários refletissem um pouco sobre como é o comportamento deles e dos atendentes de suas empresas em relação aos clientes. Ela lembrou ainda que a cidade possui um Ponto de Atendimento (PA) ao Empreendedor, fruto de uma parceira do Sebrae/PR, Acic e Prefeitura de Cambé, que disponibiliza diversos serviços e soluções para esse público, desde orientações, até consultorias e capacitações. “O PA é voltado para o atendimento de empresários de micro e pequenas empresas e para aqueles que desejam empreender”, explicou.
O prefeito de Cambé, José do Carmo Garcia, disse que a parceria entre prefeitura, Sebrae/PR e Acic é em favor do desenvolvimento social e econômico do município, da geração de emprego e renda. “Neste momento conturbado, em que o cliente está receoso e foge das lojas, não quer gastar, é preciso ter muita criatividade. Uma palavra, um sorriso faz a diferença para fechar um bom negócio”, argumentou. Segundo Garcia, a palestra representou apenas uma amostra do que o PA de Cambé pode oferecer aos empreendedores.
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Cambé, Lourdes Aparecida Manfre Maçolla, disse que a palestra show também teve o objetivo de oferecer aos empresários da cidade motivação para implementar mudanças nesse momento de crise econômica. Ela informou ainda que o Ponto de Atendimento ao Empreendedor possui uma nova agente de atendimento e orientou que os empreendedores busquem os serviços oferecidos no local.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cambé (Acic), Pedro Mazei, afirmou que, em vez de falar em crise, é necessário discutir mudanças e desenvolvimento. “É o momento de verificar o que estava dando errado na empresa até agora e mudar”, orientou. Segundo ele, a palestra serviu para despertar nos empresários a importância de se capacitar, inovar, desenvolver os negócios, acompanhar a evolução do mercado. Para isso, eles têm o suporte do PA.
O proprietário de uma empresa que fabrica e personaliza abridores de garrafa, Bruno Guida Coutinho, disse que a palestra mostrou a importância de tratar bem e atender as necessidades dos clientes. “E isso pode ser feito de forma muito simples. Não existe uma receita especial, basta um pouco de bom-humor e simpatia”, afirmou. O empresário contou já ter utilizado diversos serviços disponíveis no Ponto de Atendimento ao Empreendedor de Cambé, como as consultorias do Negócio a Negócio e o workshop Escute o Especialista, por exemplo.
Para a dona de uma loja de cosméticos do centro da cidade, Luciani Costa Nunes, o evento fez com que os participantes refletissem sobre como estão agindo nos seus negócios e identificar erros que às vezes passam despercebidos no dia a dia. “Foi um ‘chacoalhão’ para a gente ficar mais atento, capacitar nossos colaboradores, prestar sempre o melhor serviço aos nossos clientes”, descreveu. Ela elogiou a iniciativa do Sebrae/PR, Acic e prefeitura, que têm oferecido oportunidades para que os empreendedores e seus funcionários busquem capacitação.
A palestra show “Cadê o cliente daqui?” também foi realizada para empresários de Ibiporã, na última segunda-feira (11), e em Rolândia, na terça (12).
Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, criado na década de 1970, é a instituição que mais entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. No Estado, conta com 6 regionais, 13 escritórios, e chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, consultorias, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas. Soluções com foco em ambiente de negócios, educação empreendedora, empreendedorismo e gestão, empresas de alto potencial e potencialização, liderança e startups.
Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa – empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa – Regional Norte: Amanda de Santa – (43) 99917-7751/ (43) 98808-2598
Adriano Oltramari– Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895