Muitos empresários se deparam com um dilema: têm um produto de qualidade para vender, mas não conseguem aumentar a quantidade e, consequentemente, as vendas. Alair Arendt, de Pinhal de São Bento, no sudoeste do Paraná, estava na mesma situação em 2015. A empresa dele, fabricante de espetos e grelhas, tinha dificuldades no processo de fabricação.

Um dos produtos, a grelha pequena, utiliza 14 ripas de alumínio, com três furos cada. E tem ainda três travessas, com outros 14 furos. “Ao todo, era preciso fazer 84 furos e colocar 42 rebites por grelha, manualmente, com até sete funcionários para produzir 30 grelhas”, relata Arendt.

Como não conseguia aumentar a produção, as vendas não andavam. Até que o empresário ficou sabendo do Sebraetec, programa do Sebrae/PR que permite às empresas o acesso subsidiado a serviços em inovação e tecnologia.

Arendt foi orientado pelo Sebrae/PR a procurar Evandro Lopes, técnico em mecânica e metalurgia e proprietário de uma empresa de Joinville (SC), que presta serviços na área e é credenciado do Sebraetec. O projeto foi aprovado no Sebraetec e subsidiado em 80% do valor do projeto.

“A empresa de Evandro Lopes desenvolveu todo projeto, efetuou a construção, instalação e o acompanhamento para adequação e ajustes do novo equipamento para a empresa de Alair Arendt”, detalha Gilcindo de Castro Corrêa Neto, consultor do Sebrae/PR.

Depois do projeto aprovado, o técnico foi à empresa, fez uma série de medições e identificou as demandas. “Dois funcionários levavam oito horas para fazer 20 grelhas, de forma manual”, relembra Lopes, que desenvolveu um protótipo exclusivo para Alair Arendt.

O equipamento levou seis meses para ficar pronto e foi todo construído no Sudoeste do Paraná. “A usinagem e montagem das peças foram feitas em Pato Branco, de forma que os recursos permanecessem na região”, completa Evandro Lopes, que já desenvolveu projetos semelhantes em outros municípios sudoestinos, como Coronel Vivida, Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos.

O protótipo instalado em Pinhal de São Bento não apenas rebita as grelhas, mas faz toda as furações. Em uma hora, dois colaboradores conseguem fabricar 20 grelhas.

 

O ganho de escala, desde que o equipamento entrou em operação, no início de 2016, permitiu reduzir o custo do produto para a venda em 30%.

“A empresa é a única no país a ter essa máquina, que é patenteada. Nosso mercado ampliou em 70%”, revela Alair Arendt. O empresário conta que a maior parte dos clientes ainda é do Paraná, mas que pretende expandir as fronteiras e atender às regiões Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil no segundo semestre de 2018.

“As perspectivas são boas. Mas, se não tivesse o Sebraetec, não teria feito a máquina e, provavelmente, teria parado de produzir as grelhas”, analisa o empresário.

Na região
Existem casos semelhantes ao de Pinhal de São Bento na região Sudoeste. Segundo Gilcindo de Castro Corrêa Neto, outras três empresas têm protótipos em fase de avaliação e ajustes. Mas o Sebraetec não é destinado apenas à construção de equipamentos.

“Nos últimos quatro anos, o programa Sebraetec tem ajudado muito as empresas do Arranjo Produtivo Local de Utensílios Domésticos e Produtos em Alumínio do Sudoeste do Paraná. Principalmente, atendendo necessidades relacionadas à adequação de processos e qualidade de produtos e normalização, visando certificações exigidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)”, detalha Gilcindo.

O consultor do Sebrae/PR salienta que o total investido em 2017 pelo programa Sebraetec na Regional Sul (somando todos os setores e projetos) foi superior a R$ 1,8 milhão, com 243 empresas atendidas.

“O Sebraetec é uma excelente oportunidade para os empreendedores que buscam inovação nos processos produtivos. Essa opção se dá com subsídio, mentorias e orientação em todas as etapas do tratamento da demanda do cliente. O caso de Pinhal de São Bento traz uma certeza: inovar é fazer o simples de forma sofisticada, com aumento de vendas e novos clientes”, observa Cesar Giovani Colini, gerente da Regional Sul do Sebrae/PR.

Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, criado na década de 1970, é a instituição que mais entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. No Estado, conta com 6 regionais, 13 escritórios, e chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, consultorias, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas. Soluções com foco em ambiente de negócios, educação empreendedora, empreendedorismo e gestão, alto potencial, potencialização, liderança e startups.

Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa- empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa Regional Sul: Antônio Menegatti – (46) 99912-9002
Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895

Compartilhe nas redes sociais