Primeira edição regional do evento, realizada pelo SRI em Jacarezinho, colocou em pauta a temática inovação e tecnologia no Norte Pioneiro
Dinamismo, interatividade e aprendizado de alto impacto marcaram o Geniuscon 2017, o maior evento de tecnologia e inovação do Norte Pioneiro do Paraná, realizado nos dias 28 e 29 de setembro, no Centro de Eventos de Jacarezinho. Organizado pelo Sistema Regional de Inovação (SRI), o objetivo da feira foi colocar em evidência a temática tecnologia e inovação no território. Durante os dois dias, os participantes puderam acompanhar painéis, exposições, palestras, oficinas e minicursos dos mais variados temas, do empreendedorismo à robótica.
O consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, diz que a expectativa de público foi superada. A estimativa é de que aproximadamente 2,7 mil visitantes tenham passado pelo Centro de Eventos nos dois dias. O público-alvo do evento foram estudantes, do Ensino Médio e Superior. Empresários, lideranças políticas e institucionais. Vinte e oito startups expuseram suas ideias. “Algumas, inclusive, tiveram oferta de negócios”, conta.
Segundo Capello, o sucesso do Geniuscon só comprovou o grande envolvimento do público-alvo com os temas tecnologia e inovação. “É importante refletir como essa temática pode ajudar a desenvolver o território. As entidades precisam se unir, olhar para o futuro e trabalhar com um objetivo em comum”, avalia. Após o sucesso da primeira edição, a organização estuda repetir e até ampliar um dia do evento em 2018.
O diretor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Jacarezinho, Rodolfo Fiorucci, lembra que o Geniuscon nasceu dentro da instituição no ano passado e comemora a parceria com o SRI e Sebrae na edição de 2017. “Foi bem organizado e teve um público numeroso. Os estudantes gostaram muito, puderam apresentar seus projetos, interagir com empresários”, conta. Para Fiorucci, o Norte Pioneiro, carece de investimentos em ciência e tecnologia. “A vinda do IFPR ajudou a fomentar a pesquisa. Com a parceria entre Sebrae e SRI, a projeção é que, em 10 anos, a gente consiga dar um salto em inovação para melhorar a economia e emprego”, projeta.
O gerente regional do Sebrae/PR no Norte do Paraná, Heverson Feliciano, diz que um ponto de destaque é a união de diversas entidades em um único evento e a disposição de todas elas para tratar da temática inovação e tecnologia. “Percebemos a necessidade de repensar o modelo de trabalho com os jovens. Vimos, no Geniuscon, estudantes do Ensino Médio criando startups, fiquei impressionado com a capacidade deles”, afirma. Para Feliciano, o evento representou a “colheita” do trabalho realizado pelo SRI durante todo o ano.
O secretário estadual de Ciência e Tecnologia do Paraná, João Carlos Gomes, esteve na abertura do Geniuscon e afirma ter ficado impressionado com a organização, público e prestígio do evento. Na ocasião, ele anunciou o lançamento de um edital no valor de R$ 750 mil, pela Fundação Araucária, para apoiar cinco startups em cada uma das cinco cidades que fazem parte do SRI (Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Bandeirantes, Andirá e Cambará). A previsão é de liberação dos recursos a partir de fevereiro de 2018 por um período de 12 meses.
“É uma forma de darmos incentivo a esses empreendedores. A ideia é começar com esse projeto piloto no Norte Pioneiro e, a partir de 2019, ampliar para todo o Paraná”, conta. O secretário também aproveitou o evento para divulgar a criação de um Centro de Excelência e Inovação em Santo Antônio da Platina, em parceria com o Sebrae/PR. Segundo Gomes, um prédio da prefeitura municipal será reformado para receber salas de aulas e de negócios, além de auditório, para promover a inovação em toda a região. “Estimamos um investimento de cerca de R$ 1 milhão. Os recursos devem ser liberados ainda neste ano”, aponta.
A primeira edição regional do Geniuscon foi realizada pelo Sistema Regional de Inovação (SRI), formado pelo Sebrae/PR; IFPR Campus Jacarezinho; Aitec Uenp; Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola (CEEP) Mohamad Ali Hamzé; Faculdade do Norte Pioneiro (Fanorpi); Universidade Norte do Paraná (Unopar); SP Informática; Sesi/Senai; Tecpar; Compracam Company; Associação Comercial e Empresarial de Jacarezinho (Acija); Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio da Platina (Acesap); Associação Comercial e Empresarial de Andirá (Acead); Prefeitura de Jacarezinho; Prefeitura de Cambará; Prefeitura de Santo Antônio da Platina; Prefeitura de Andirá; Prefeitura de Bandeirantes; Instituto Ambiental do Paraná (IAP); Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR); Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR); Associação Empresarial de Bandeirantes (Aciab); Associação Comercial e Empresarial de Cambará (Acec).
Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, criado na década de 1970, é a instituição que mais entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. No Estado, conta com 6 regionais, 13 escritórios, e chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, consultorias, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas. Soluções com foco em ambiente de negócios, educação empreendedora, empreendedorismo e gestão, empresas de alto potencial e potencialização, liderança e startups.
Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa – empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa – Regional Norte: Amanda de Santa – (43) 99917-7751/ (43) 98808-2598
Adriano Oltramari– Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895