A empresa, com sede em São José dos Pinhais, expandiu a sua atuação para além das fronteiras do Paraná e tornou-se destaque em tamanho de equipe, faturamento e soluções inovadoras

A Savannah Comunicação foi eleita, pela terceira vez consecutiva, a maior agência de comunicação corporativa do Paraná, com um faturamento comprovado de mais de R$6,22 milhões em 2022. Os dados foram apresentados nessa terça-feira (16) pelo Anuário da Comunicação Corporativa 2023, desenvolvido pela Mega Brasil e que chegou nesse ano à sua 13ª edição. Com os números, a empresa também foi eleita a segunda maior do Sul do País, além de se tornar a número 47 no Brasil em faturamento. Além disso, é o 19º maior grupo de comunicação de todo o Brasil. Ao todo, o anuário coletou informações de 221 agências e grupos de comunicação corporativa de todo o Brasil.

O levantamento, que neste ano também se concentrou em temas como KPIs, ESG, inteligência artificial, influenciadores, inovação, carreiras, além da tradicional análise do mercado, evidenciou a força da Savannah no cenário nacional e local. Segundo o diretor-geral da agência, Michel Rodrigues, a empresa se destacou mais uma vez por estar antenada às inovações presentes na área, às tendências de mercado e às novas tecnologias. “São três anos consecutivos com esse reconhecimento de maior do Paraná, e eu acredito que isso é fruto de uma coisa que se chama ousadia. Quando o clima de negócios não é bom, ele favorece só quem aposta, quem acaba tendo ousadia. E a gente teve”, explica ele.

Na prática, a Savannah teve a ousadia de buscar serviços e atender nacionalmente. “Até alguns colegas do setor falavam: ‘Michel, você é maluco!’. Porque teve uma época que a gente estava atendendo 8 cidades de Rondônia. Chegamos a ter clientes no Pará, no Amapá e falavam: ‘Meu, é muito longe de onde vocês estão, né?’.  Hoje a gente tem um time espalhado no Brasil todo”, completa Michel.

Pré-requisitos

Faturamento e tamanho da equipe, além das questões relacionadas à inovação, foram fatores preponderantes para que a Savannah atingisse mais uma vez esse feito, sobretudo devido à descentralização, que se tornou um know-how e ganhou ainda mais força durante a pandemia. “A Savannah começou a descentralizar e ter pessoas fora ali da sua ‘asa’ em 2009. Então, foi há 14 anos que nós começamos a contratar pessoas de fora da cidade onde ficava o nosso escritório e gerenciar a distância essas equipes. Na época, nós começamos com 4 pessoas, em 2013 foi para 5 e hoje nós temos a maioria da nossa equipe fora”, avalia Michel Rodrigues.

Hoje, a Savannah está em todo o Brasil e contava com 79 colaboradores (o que coloca a agência entre a 21ª com mais colaboradores no Brasil), além de atender clientes em todas as regiões do país.  “Equipe e clientes descentralizados, em praticamente todo o Brasil. Talvez um estado ou outro, às vezes, a gente pode não atender neste momento, mas temos a equipe com condições de atender o país todo”, observa Rodrigues.

Muito antes do coronavírus, Michel Rodrigues apostava no trabalho remoto. “As agências, as empresas de maneira geral,  querem ter todo mundo ‘embaixo da asa’, né? Acham que pelo fato de estar todo mundo sentadinho ali eles estão ‘trabalhando mais’. Eu acho que é uma visão atrasada, uma visão obtusa de gestão de pessoas. Acredito que hoje nós temos projetos, que eles têm que ser comuns à empresa, ao cliente e a quem está executando. E todo mundo tem compromisso, tem responsabilidades profissionais a cumprir e tem que haver essa confiança”, argumenta.

Compartilhe nas redes sociais