Eles foram conhecer a sede da Garantioeste e do Biopark. Objetivo foi mostrar modelos inovadores que servem de inspiração em prol do desenvolvimento do Vale do Paranapanema

 

Um grupo formado por agentes de crédito de Arapongas, Porecatu e Florestópolis e membros do Comitê Gestor da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) de Alvorada do Sul e Arapongas participou de uma missão técnica para Toledo, no oeste do Paraná, para conhecer as sedes da Garantioeste e do Biopark. A viagem, realizada em 18 de outubro, foi organizada pelo Comitê Gestor de Arapongas em parceria com o Sebrae/PR.

 

A consultora do Sebrae/PR, Cinara Tozatti, lembra que a Garantioeste foi uma das pioneiras das garantidoras de crédito do Paraná e é referência no estado. “Fomos ver como eles trabalham e mostrar aos agentes de crédito da Fomento Paraná como funciona uma garantidora, para que o Sebrae/PR possa ajudar a articular e levar o serviço aos municípios”, afirma. Ela explica que as garantidoras de crédito atuam como fiadoras dos micro e pequenos empresários na tomada de crédito a juros menores no mercado.

 

Na oportunidade, os agentes também conheceram o Biopark, o primeiro parque tecnológico privado do Brasil. O espaço, ainda em fase de construção, foi pensado para atuar como um ecossistema de inovação, que unirá o potencial científico, que vem das instituições de ensino, às demandas de mercado para gerar conhecimentos que possam ser aplicados em novos negócios. “Fomos conhecer para nos inspirarmos no modelo e pensarmos o que a região do Vale do Paranapanema pode fazer para se desenvolver e crescer”, conta a consultora.

 

A secretária do Comitê Gestor da Lei Geral das MPEs de Arapongas e agente de desenvolvimento, Suelen Mendes da Silva, diz ter ficado impressionada com a estrutura da Garantioeste e trazido muitas ideias para a cidade. “Vimos que lá o associativismo é muito forte e atuante, diferente da nossa região”, compara. Ela cita que, enquanto aqui no norte do estado os pequenos empresários precisam esperar até sete dias para receber uma resposta sobre o pedido de crédito, lá no oeste o processo leva apenas três dias. “Eles têm uma estrutura maior e pessoas qualificadas”, afirma.

 

Para o agente de crédito de Florestópolis, Josemar Alves dos Santos, a missão foi positiva. Ele diz que tem trabalhado para buscar mais parcerias com cooperativas de crédito e, que trazer uma garantidora para o município geraria benefícios aos empreendedores. “Peguei a minha cidade com inadimplência de 10% e reduzi para 2%. Já estamos caminhando para R$ 2 milhões em financiamentos em uma cidade de 11 mil habitantes”, enumera.

 

Vem crescer com o Sebrae

O Sebrae/PR é o parceiro certo para micro e pequenas que desejam crescer e estar sempre um passo à frente. Com mais de 45 anos de atuação, a entidade trabalha para fomentar o empreendedorismo, promover a competitividade, a inovação e disseminar conhecimento sobre gestão. Com o Sebrae/PR, as MPEs podem se diferenciar no mercado. Deseja ampliar os negócios ou pretende iniciar um, comece em www.sebraepr.com.br/umpassoafrente

Informações para a imprensa:

Savannah Comunicação Corporativa- empresa licitada do Sebrae/PR

Assessoria de Imprensa Regional Norte: Amanda de Santa – (43) 98808-2598 / 99917-7751

Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 – www.pr.agenciasebrae.com.br

Compartilhe nas redes sociais