Após obter bons resultados na área do marketing, muitas empresas não sabem como continuar projetos que sejam voltados à área do crescimento. Afinal, neste contexto, pode ser necessário implementar outras ações estratégicas, como a inclusão de growth hacks.

Diante dessa dúvida de como desenvolver e aprimorar projetos, algumas propostas foram se desenvolvendo ao longo dos anos, trazendo profissionais especializados nesse tipo de ação. É a partir daí, que o termo “growth hacks” surge e é sobre ele que falaremos a seguir!

 

O que é Growth Hacking?

Se uma empresa consegue implementar algumas propostas e, até mesmo, entregar os resultados, quem será o profissional mais indicado para dar continuidade a projetos voltados à área de crescimento? 

Em um primeiro momento, os profissionais de marketing foram apontados como os mais recomendados, porém, o termo growth hacking se popularizou, indicando um profissional que atua dentro de 3 áreas do conhecimento. 

Dentre essas áreas podemos destacar a psicologia voltada ao consumidor, que tem como objetivo criar experimentos por meio da ciência, com o objetivo de compreender o cliente. 

Neste aspecto, também podemos citar algumas tecnologias e estratégias da área do marketing, assim como os processos, que são indicados para mensurar os resultados das atividades. 

De certa forma, existe uma semelhança nas ações em relação ao Inbound Marketing, que é mais direcionado para um marketing de atração, ligado também ao marketing de relacionamento, que é focado na experiência do cliente e sua atração/fidelização a longo prazo. 

A grande questão que envolve o Growth Hacking é o fato de utilizar alguns métodos alternativos para se atingir os objetivos. Afinal, a intenção é conseguir obter soluções que sejam inovadoras, sem gastar muito dinheiro. 

A partir disso, foi criado o que chamamos de “ ciclo de vida de Growth Hacking”, que é dividido em 5 etapas, que falaremos a seguir! 

 

1 – Brainstorming 

Quando falamos sobre o brainstorming, basicamente, nos referimos a um processo de criação de ideias, delimitação de metas e um espaço aberto para a criatividade, levando em conta o crescimento empresarial. Para isso, todas as ideias são válidas.

 

2 – Estabelecer as prioridades

Apesar de muitas ideias serem desenvolvidas, nem todas podem passar por uma etapa de teste, podendo ser necessário identificar os resultados mais importantes, ou mesmo o que precisa ser aprimorado.

Por isso, é importante que a equipe estabeleça os objetivos, assim como as prioridades que serão utilizadas em cada etapa para implementar as ideias mais adequadas para esses objetivos.

 

3 – Realização do processo de documentação para os experimentos 

Nessa etapa, a empresa consegue reunir os documentos necessários para a realização de experimentos, que serão importantes na fase de testes das ideias, visto que também permite comparar as estratégias e seus resultados, bem como melhorias para cada uma delas.

 

4 – Realização dos testes

Alguns testes são feitos a partir de uma realização básica, levando em conta a economia de tempo e recursos, assim como a otimização de algumas etapas.  

 

5 – Análise de dados e etapa de aprendizado

Assim como todo projeto da área de marketing, é importante prestar atenção diante da finalização de cada ciclo que envolve o  Growth Hacking.

Várias hipóteses foram testadas e, por isso, é fundamental analisar os resultados, identificar os pontos que podem melhorar e onde estão os erros, exatamente com o objetivo de tornar a ação muito melhor! 

 

O funil de Growth Hacker 

Agora que você já conhece quais são as etapas que compreendem o ciclo de ações de um  Growth Hacker, vale a pena destacarmos também algumas etapas do funil que envolve essa ação. 

Uma das estratégias quando trabalhamos com o Marketing de Conteúdo, por exemplo, é desenvolver um conteúdo de qualidade e que seja direcionado para o público específico, dentro das etapas do funil de vendas. 

No caso do funil de Growth Hacker, algumas ações podem ser importantes e semelhantes nesse processo. Podemos destacar:

• A necessidade de obter clientes;

• O cadastro de usuários em elementos de marketing da empresa;

• A verificação da retenção, ou seja, a taxa de retorno dos clientes;

• O quanto sua empresa é recomendada;

• Qual é o faturamento dessas campanhas.

O processo de obter novos clientes é essencial para as empresas e, por isso, várias estratégias são utilizadas nas redes sociais (como o anúncio em plataformas como o Twitter Ads). 

No entanto, mais do que verificar o número de curtidas que sua página tem, é importante identificar como está o engajamento da sua página, ou seja, quais foram as interações do cliente com seu negócio, como comentários e compartilhamentos e que temas são mais efetivos.

Em relação ao processo de cadastro do usuário, é importante produzir um conteúdo que tenha qualidade e que seja direcionado ao público, com o objetivo de incentivar o download de um e-book ou o cadastro em um formulário da empresa. 

O processo de retenção é importante porque ajuda a avaliar se o cliente está retornando para sua empresa para realizar compras e obter novos serviços. Isso ajuda a indicar a qualidade do seu serviço!

Por fim, a recomendação do cliente em relação à marca, assim como o faturamento que sua empresa tem em relação à obtenção de novos clientes são etapas que precisam ser mensuradas e avaliadas por especialistas.

“Matéria escrita pela Idealmarketing”

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