CONVERSAR COM O SEU CLIENTE É ESSENCIAL PARA VENDER MAIS! E todo mundo sabe que essa relação vem se transformando rapidamente com os avanços tecnológicos.
Nos dias atuais, é inaceitável que uma empresa, independentemente do segmento, não mantenha uma relação on-line com seus clientes. Essa troca de informações tem se tornado cada vez mais necessária (e prática).
Aplicativos como WhatsApp, Telegram e Messenger deixaram de ser somente aplicativos para conversas pessoais e tornaram-se essenciais para aperfeiçoar a comunicação com o seu cliente e para criar uma estratégia de marketing digital efetiva para sua empresa. Por estarem presentes no dia a dia de quase todo mundo, esses canais de comunicação são aceitos facilmente pelas pessoas.
A pandemia do coronavírus favoreceu o uso dessas ferramentas, tanto para uso pessoal quanto para quem faz vendas on-line.
Cada ferramenta tem suas especificidades, por isso você precisa saber qual delas faz mais sentido na hora de se comunicar com seus clientes e como utilizá-las para promover sua marca.
Venha com a gente entender mais sobre esses canais de comunicação e conferir algumas dicas de como usá-los para fidelizar seus clientes, conquistar novos e aumentar seus lucros.
ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL — Onde está seu público? Essa é a primeira consideração que você deve fazer quando pensar na estratégia de marketing digital do seu negócio. É a partir dessa análise que você conseguirá definir a melhor ferramenta de comunicação com seu cliente.
Por meio desse canal escolhido, você poderá:
• Divulgar sua marca.
• Estreitar a comunicação com seu cliente.
• Divulgar conteúdos referentes ao seu produto e/ou serviço.
• Promover vendas/fechar negócios.
Na hora de criar sua estratégia de marketing digital, também é importante você definir a periodicidade de suas publicações. Frequência, conteúdo de relevância e transparência são sinônimos de sucesso de vendas e também são formas de se comunicar com o seu cliente, informando a ele sobre seus serviços e/ou produtos.
Outro ponto importantíssimo é monitorar suas publicações (seja as que você envia pelos canais direto de comunicação com seu cliente ou por meio dos posts nas redes sociais). É a partir desse monitoramento que você vai entender o que está sendo efetivo e adaptar sua estratégia com o que não está apresentando o resultado desejado.
VAMOS CONHECER MAIS SOBRE O POTENCIAL DOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO QUE CITAMOS ACIMA?
É fato que a comunicação direta com seu cliente pode render bons frutos. Além de aproximar o cliente da marca, faz com que ele se sinta especial e humaniza o seu negócio. Humanização da marca é a chave para aumentar as vendas!
Venha conhecer mais sobre os canais de comunicação direta com os clientes para saber qual é a melhor ferramenta para você usar:
WHATSAPP — A pandemia do coronavírus trouxe o distanciamento social, mas favoreceu a aproximação digital. Pesquisas apontam que o uso do WhatsApp aumentou mais de 250% no último ano. A pandemia também favoreceu consideravelmente as vendas on-line graças ao uso de aplicativos de mensagem instantânea.
As vendas pelo WhatsApp, por exemplo, são mais rápidas e o investimento é mais barato, pois não é preciso criar um e-commerce, uma loja virtual ou um site.
O aplicativo também é ideal para estreitar a comunicação instantânea (e personalizada) com o cliente. Por ele, quem está vendendo (ou comprando) tem diálogo aberto para sanar quaisquer dúvidas.
Um exemplo de comunicação eficiente com o cliente vem de um dos nossos clientes. A Casa de Carnes Sudoeste, por exemplo, responde dúvidas e envia semanalmente promoções por meio de uma lista de transmissão, deixando seus clientes informados e estreitando as relações.
Outra funcionalidade que o WhatsApp oferece é o compartilhamento de links e publicações multimídias que favorecem a venda e oferecem mais possibilidade de comunicação com o cliente na hora de explicar um determinado serviço (ou produto) ou até mesmo para marketing puro e simples, como um vídeo institucional.
O WhatsApp também está disponibilizando a opção de pagamento on-line. Ou seja, é mais um recurso que favorece essa amizade entre o marketing digital e o aplicativo, oferecendo mais conforto e praticidade na hora do cliente efetuar a compra.
TELEGRAM — Concorrente direto do WhatsApp, o aplicativo se tornou um dos principais meios na hora de compartilhar conteúdos em grande escala, pois permite a criação de grupos com milhares de pessoas — sendo assim, é possível você se comunicar com centenas de clientes e possíveis parceiros de negócio por meio de um único chat, que também permite que sejam ministrados cursos e palestras para centenas de pessoas ao mesmo tempo.
Considerado um dos mais seguros do mercado, o Telegram teve aumento de 45% durante o primeiro semestre deste ano.
O aplicativo disponibiliza um recurso que permite deixar qualquer conversa que você queira como secreta por meio de criptografia. Também é mais rápido que seu concorrente e é mais fácil de usar.
Outra vantagem que o Telegram tem sobre o WhatsApp é a de suportar arquivos maiores (de até 2GB) e seu backup ser feito direto na nuvem.
O Telegram também é mais seguro que o WhatsApp: é possível configurar que mensagens secretas sejam apagadas automaticamente. O recurso é ideal para manter a comunicação com seu cliente e seus dados bancários em segurança.
MESSENGER/DIRECT — Recentemente, o Messenger foi atualizado e diversos recursos do Direct do Instagram foram disponibilizados para serem usados em qualquer conversa, como o envio de presentes. Esses recursos permitem que a comunicação com seu cliente seja mais descontraída.
O aplicativo não tem tantos usuários como os que citamos antes, mas não deve ser ignorado. Isso porque, no Brasil, o Facebook ainda tem uma representatividade enorme, com mais de 120 milhões de usuários por mês.
Se a sua marca tem uma página no Facebook, o Messenger é a forma mais rápida que seu cliente encontra de conversar com você, sanar dúvidas e até mesmo efetuar compras.
Responder comentários é um trabalho desgastante tanto para você quanto para seu cliente. Sendo assim, o Messenger oferece mais rapidez, privacidade e garante uma melhor experiência, tornando sua comunicação com seu cliente mais prática e direta.
Se o foco do seu negócio é vendas on-line, é fundamental investir na comunicação com seu cliente por meio de aplicativos para PC e mobile, como o Facebook Messenger. Segundo o próprio Facebook, 65% dos usuários efetivam compras quando as empresas oferecem um bom atendimento pelo chat.
Outro exemplo bem-sucedido que podemos trazer neste post é o atendimento humanizado que a Minon, outra conta atendida por nós, oferece aos compradores. Quaisquer dúvidas que os clientes possam ter sobre a loja, como preço, tamanho das peças ou até mesmo horário de funcionamento, são respondidas pelo nosso SAC como uma das consultoras da loja, oferecendo uma experiência individual para cada cliente.
SEJA VISTO, SEJA LEMBRADO
Pode parecer repetitivo que estar on-line faz aumentar suas vendas, mas a máxima é uma verdade que precisa ser colocada em prática para aumentar seus lucros. A comunicação on-line está presente em nosso dia a dia e é necessário que seu negócio esteja se adaptando a essa realidade.
Interagir com seus clientes, estreitar suas relações e oferecer experiências que vão além da relação compra-venda são estratégias de sucesso nos tempos que temos vivido.
A tecnologia está aí. Os canais de comunicação virtual, as redes sociais e as vendas on-line vieram para ficar! Se não embarcar nesse navio e navegar em busca de novos horizontes, infelizmente vai morrer à deriva!