O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro (RJ), abrirá ao público, dia 16 de dezembro, a mostra ‘Paraíba, um Estado de Artesanato’, com centenas de peças de artesanato da Paraíba. O evento, realizado pelo Sebrae/PB e Governo do Estado, vai apresentar ao público os principais produtos dos artesãos e vai contar ainda com apresentações culturais e uma loja para a venda dos artigos manuais.
Com curadoria do designer Renato Imbroisi, a mostra ‘Paraíba, um Estado de Artesanato’ levará ao CRAB o que há de destaque do que é produzido de artesanato no estado e que genuinamente representa a cultura paraibana, como a renda renascença, o algodão colorido, peças em cerâmica, madeira, metal e couro.
Durante o período da mostra haverá ainda outros eventos em paralelo relacionados à cultura paraibana com atividades de gastronomia, além da atuação do trade turístico do estado, conforme adianta o diretor técnico do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim. “A importância para o Sebrae e o governo do estado, Federação do Comércio juntos em levar o artesanato paraibano para um centro de exposição como é o CRAB é não só fomentar a parte cultural, mas integrar outras atividades para apresentar o nosso estado e mostrar o que temos de melhor. Essa mostra não é só uma exposição de artesanato, é um centro de promoção do artesanato, turismo e tudo daquilo que a Paraíba tem de atrativos para quem quer tanto no âmbito cultural olhar e usufruir com para quem já conhece matar a saudade, principalmente pegando a alta temporada no Rio de Janeiro”, completa.
O gestor de artesanato no Sebrae/PB, Jucieux Palmeira, frisa que a exposição dos produtos paraibanos nesse espaço levará ao público não só o conhecimento sobre o artesanato local, mas também as raízes da nossa cultura. “Os resultados serão muito bons para que a gente possa mostrar o artesanato paraibano e é uma proposta para desenvolver ações focadas nesse segmento. Então, a mostra é um relacionamento entre o público e os artesãos, porque as pessoas vão ver o que a Paraíba tem, o design dos nossos produtos. Além disso, teremos oficinas para os nossos artesãos, loja para venda dos artigos, apresentações culturais. Tudo isso é um estímulo à economia paraibana no segmento do artesanato. É uma vitrine, de fato”, detalha Jucieux Palmeira.
Marielza Rodrigues, gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), destaca a diversidade de peças que estarão na mostra e lembra que a participação dos artesãos no CRAB reforça a importância que os arranjos produtivos do artesanato representam para economia do estado. “A curadoria foi baseada nos grandes arranjos produtivos do nosso artesanato, os mais representativos e realmente ligados a nossa cultura e raízes. Do Litoral ao Sertão temos peças com a nossa identidade. A ocupação Paraíba no CRAB é um marco importante para a história do artesanato do nosso estado que, pela primeira vez, terá uma oportunidade tão significativa em uma vitrine na cidade maravilhosa. O Rio de Janeiro será palco de uma explosão da cultura paraibana”, revela.
Sobre o CRAB
O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), criado em março de 2016 em um prédio histórico da Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, completa seis anos de atividades reforçando sua missão de promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil.
Em suas galerias estão ou passaram importantes trabalhos de artesanato, revelando histórias, origens e territórios. Atualmente, abriga uma coleção de mais de 1.500 itens de todos os tipos, que representam a expressão da cultura popular e da criatividade brasileiras. Entre as obras mais significativas estão algumas cerâmicas de Zezinha do Vale de Jequitinhonha (MG), de João Borges (Teresina-PI), João das Alagoas (Capela-AL), Maria Sil (Capela-AL) e as esculturas em madeira de Abelardo dos Santos (Ilha do Ferro-PI). No CRAB, o artesanato é valorizado como objeto de arte e de desejo.
Programa Ocupações
Atualmente, o CRAB está conectado com todo o país, para reposicionar e qualificar estrategicamente os produtos feitos à mão no Brasil e capacitar os agentes da sua cadeia produtiva. O primeiro passo para reforçar essa conexão, foi a criação do programa Ocupação que, em parceria com as áreas de Artesanato dos Sebrae estaduais, realiza mostras temporárias todos os anos, apresentando o que há de mais significativo e relevante no artesanato de todas as regiões do país. “A ideia foi ‘vestir’ o CRAB com as riquezas existentes no Brasil”, explica Ana Paula Moura, gerente do CRAB.
Em setembro de 2021, a mostra de artesanato organizada pelo Sebrae Pará, chamada Círio de Cores e Sabores, inaugurou o projeto Ocupação do CRAB. Desde então, o CRAB já recebeu o melhor do artesanato dos estados do Piauí (Mostra Piauí), Rio Grande do Norte (Mostra Bordado de Caicó), Minas Gerais (Mostra Pelas águas do Jequitinhonha me deixei levar). Pernambuco (Mostra Pernambuco Encantado), do Centro-Oeste (Mostra Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal) e do Amazonas (Mostra Trama Canoê). Após a visitação, o público pode comprar algumas peças expostas na Vitrine CRAB.