Paraná contou com 20 participantes no Programa Turismo Futuro Brasil; os municípios de Rio Negro e Pato Branco foram à segunda fase
A capital do Paraná, Curitiba, foi indicada como uma das 12 cidades brasileiras para participar do Programa Turismo Futuro Brasil. Promovido pelo Sebrae e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a ação teve início em setembro de 2022 e contou com 79 inscritos de todo o País. Do Estado, 20 cidades participaram, sendo que Rio Negro e Pato Branco alcançaram a segunda fase do edital.
O Programa tem o propósito de incentivar e apoiar a elaboração ou a implementação de estratégias de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Entre as suas premissas, estão: desenvolver oportunidades para a participação dos municípios, desde que estivessem no Mapa do Turismo Brasileiro 2022 do Ministério do Turismo (MTur); proporcionar a representatividade das cinco regiões brasileiras entre os destinos selecionados para o apoio; e apontar locais com perfis distintos, de pequeno, médio e grande porte.
Seriam selecionados, inicialmente, dez municípios com o potencial para receber as estratégias do DTI, porém, o número de inscrições e a qualidade dos projetos motivou a seleção de outros dois locais. Além da capital paranaense, Bombinhas (SC) foi a outra escolhida da região Sul. No Centro-Oeste, as escolhidas foram Pirenópolis (GO) e Bonito (MS). No Nordeste, Penedo (AL) e as capitais São Luís (MA) e Recife (PE). No Norte, foram selecionadas a capital Belém (PA) e a cidade de Novo Airão (AM). No Sudeste, Belo Horizonte (MG), Ilhabela (SP) e Paraty (RJ) receberão a metodologia.
Segundo a coordenadora estadual de turismo do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, a presença de cidades paranaenses se deu por conta do trabalho realizado pela instituição ao lado de parceiros estaduais, como a Secretaria do Turismo do Paraná, a Fecomércio PR, a Universidade Federal do Paraná, e em nível municipal, como o Instituto Municipal de Turismo (IMT) e Agência Curitiba, na capital do Paraná, e parcerias nas demais localidades.
“Essa escolha acelera a nossa caminhada junto aos DTI e fortalece Curitiba como referência. Isso terá reflexos em todo o Estado e deve facilitar o acesso aos municípios que estão em busca de incluir ou fortalecer as suas boas práticas. O próximo passo é a realização de consultorias específicas para que Curitiba avance em seu planejamento de DTI e que a cultura de inovação junto aos empreendedores possa seguir em desenvolvimento”, ressalta Patrícia.
Como parte da estratégia do DTI, foi lançado o Catálogo de Experiências Turísticas do Paraná, em dezembro de 2022. O material conta com 77 opções turísticas espalhadas por 15 cidades paranaenses dos segmentos: gastronomia; cultura e história; ecoturismo e natureza; saúde e beleza; rural; e tecnologia e inovação.
“Estamos felizes com esse resultado. Nós elencamos a metodologia do DTI como prioridade para a gestão do turismo no município e na região desde 2020. Vemos retornos positivos em diferentes setores, principalmente com a integração entre eles, seja no processo de promoção, na aplicação de soluções inovadoras ou na governança. Essas consultorias que vamos receber devem fortalecer o movimento, o ecossistema das nossas ações durante a caminhada”, celebra a presidente do IMT, Tatiana Turra.
Estratégias voltadas à implantação de acessibilidade, acesso à internet em pontos estratégicos, facilitação no acesso de informações turísticas e criação de aplicativos de suporte aos visitantes são exemplos de iniciativas que contribuem para o desenvolvimento de uma cidade como DTI.
A capital do Estado faz parte do Masterplan Paraná Turístico 2026, que oferece um direcionamento estratégico do setor para o período de dez anos, iniciado em 2016. Uma das premissas do material é o desenvolvimento de destinos turísticos, assim como a promoção e o apoio à comercialização, à gestão e ao fomento do turismo estadual.
“A participação paranaense mostra que as ações estão trazendo resultados positivos. Curitiba é um destino turístico consolidado nacional e internacionalmente, mas tem reforçado nos últimos anos as ações e os investimentos para ser também um Destino Turístico Inteligente, não apenas pela implementação de meios digitais e pelo incentivo à inovação, mas também pela sustentabilidade e pela acessibilidade”, comenta o secretário do Turismo do Paraná, Marcio Nunes.