Crescimento e planejamento do ecossistema são destaques em evento da rede de ambientes de inovação
Em um cenário onde a inovação tem sido a palavra-chave para o crescimento sustentável, a cidade de Curitiba é destaque no Brasil. Nesta terça-feira (08), no Habitat Corporate, da Fiep, aconteceu o segundo Encontro da Rede de Ambientes de Inovação de Curitiba. Representantes de coworkings, aceleradoras, parques tecnológicos, centros de inovação, e incubadoras debateram a construção de um plano estratégico para impulsionar esse setor na capital paranaense.
O consultor do Sebrae/PR, Vinicius Galindo de Melo, ressaltou que o encontro desta terça-feira teve programação voltada à troca de experiências entre os ambientes de inovação, proporcionando visões de curto, médio e longo prazo e focando no planejamento coletivo da rede de inovação.
Toda essa movimentação, conforme Galindo, visa a estimular a integração dos atores de inovação da cidade, focando no futuro do Vale do Pinhão.
“Queremos tornar o ecossistema mais dinâmico e eficiente, promover mais negócios na cidade, oferecer mais subsídios e garantir que, no fim das contas, possamos continuar crescendo”, destaca Galindo.
O ecossistema Vale do Pinhão está entre os sete ecossistemas do Paraná classificados para fase de validação do Prêmio Nacional de Inovação.
Vinicius Carossini, coordenador do hub de inovação do Hot Milk, ecossistema de inovação ligado à PUC-PR, reforça a busca pela conectividade entre os ecossistemas da capital.
“A Hot Milk procura constante conexão com outros ambientes. Valorizamos a cooperação e buscamos entender o ecossistema do Vale do Pinhão, visando atuar de maneira ativa. Participar da reunião dos ambientes de inovação em Curitiba e, consequentemente, do Prêmio Nacional de Inovação, é significativo para nós”, diz.
O coordenador também ressalta os potenciais inovadores de cada ambiente de inovação que participou deste segundo encontro.
“Os ambientes, muitas vezes, se complementam. Se trabalharmos juntos, conseguiremos ampliar a pluralidade do Vale do Pinhão, tornando o ecossistema mais robusto. A inovação requer colaboração, conexão e entendimento de outros ambientes”, destaca.
O coordenador técnico de Ambientes de Inovação da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Marlon Alves Cardoso, acredita que a colaboração é a chave para o desenvolvimento de negócios bem-sucedidos.
“O prefeito Rafael Greca, com nosso presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Dario Paixão, têm como objetivo apoiar as iniciativas originadas no ecossistema. Acredito que trabalhar em rede é essencial para que possamos ver ações concretas em benefício do ecossistema. Portanto, essa reunião de ambientes de inovação, que engloba os profissionais-chave por trás do sucesso das inovações em Curitiba, é fundamental. Ela facilita a interação entre todos e, em conjunto, possibilita a criação de pautas valiosas para o ecossistema”, completa.
Prêmio Nacional de Inovação
Além de Curitiba, que compete no Prêmio Nacional de Inovação na categoria Ecossistema de Grande Porte, também avançaram para a fase de validação do PNI os ecossistemas de Pinhais, Vale do Sol e Campo Mourão, na categoria Pequeno Porte. Na categoria de Ecossistema de Médio Porte, representam o Paraná os ecossistemas de Maringá e do Sudoeste. E na categoria de Grande Porte, junto com Curitiba, compete o Iguassu Valley. Na oitava edição do Prêmio Nacional de Inovação, promovida pelo Sebrae e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), os sete ecossistemas paranaenses selecionados são de regiões variadas do Estado, evidenciando a diversidade e o ambiente favorável em todos os territórios.
Feira do Empreendedor 2023
Promovida pelo Sebrae/PR, de 14 a 17 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking e informações sobre o mercado, com orientações e consultorias de especialistas. O evento terá expositores de segmentos como franquias, máquinas e equipamentos, serviços e soluções digitais. A Feira apresentará lojas conceito de moda, cafeteria, pet shop e salão de beleza, palestras, rodadas de negócios, além de espaços de experiência e games, com foco em negócios e empreendedorismo. Mais informações e inscrições pelo site www.sebraepr.com.br/feiradoempreendedor.