Apoiado pelo Sebrae/PB, evento teve a finalidade de construir agenda positiva e incentivar o fortalecimento da cadeia produtiva regional
Promover o alinhamento estratégico e fortalecimento do trabalho de articulação com a inclusão de empresários, donos de pequenos negócios, gestores públicos e profissionais para pensar soluções e ideias sustentáveis na região do Vale do Piancó. Esse foi um dos objetivos do Fórum de Desenvolvimento do Território do Vale do Piancó, evento realizado nesta terça-feira (14), e que contou com o apoio do Sebrae/PB, na cidade de Itaporanga, no Sertão da Paraíba.
A programação teve a presença do superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, e reuniu ainda prefeitos de cidades da região, além de secretários, profissionais liberais e pessoas interessadas no debate.
Conforme o superintendente da instituição, Luiz Alberto Amorim, a programação foi uma oportunidade para definir metas e buscar o desenvolvimento de ações em favor do crescimento territorial do Vale do Piancó. “O intuito principal desse momento foi criar uma pauta estratégica considerando as potencialidades da região e a partir dessa ação começar a estudar alternativas para alavancar o desenvolvimento econômico. O papel do Sebrae neste processo é mostrar soluções e incentivar a unidade de todos que estão engajados para que a região cresça favorecendo o seu próprio ambiente de negócios”, pontuou.
Dentre os pontos que foram discutidos pelo público na programação estão os dados da realidade socioeconômica da região, assim como os desafios e perspectivas para o fortalecimento do Território Empreendedor Sustentável (TES).
Segundo o prefeito do município de Serra Grande, Vicente Neto, o Fórum possibilitou que os representantes públicos e pessoas que atuam no setor privado pudessem pensar ações de fomento à economia. “O nosso pensamento é fortalecer esse grupo e buscar ações para criar atrativos para a região. Precisamos valorizar nossas potencialidades e analisar também o espaço do turismo como uma opção para atrair o público”, comentou.
Como resultado do debate, o fórum estabeleceu a formação de dois grupos de trabalho, sendo um voltado para desenvolver ações direcionadas ao fortalecimento da cadeia produtiva do turismo na região, e o segundo grupo reservado à discussão do agronegócio.
Também ficou definida no encontro a realização de seminários temáticos nas cidades de Serra Grande e Piancó. A iniciativa tem o objetivo de ampliar o debate, considerando a agenda do Território Empreendedor Sustentável do Vale do Piancó. “O intuito dessa mobilização é construir uma agenda de desenvolvimento e impacto positivo no fortalecimento das cadeias produtivas da região. O debate foi bastante produtivo e o próximo passo agora é avançar nesse processo”, disse Isaac Araújo, gerente da agência regional do Sebrae/PB na cidade de Itaporanga.
Estiveram presentes também no evento, o diretor do campus do IFPB de Itaporanga, Ridelson Farias, o gerente da agência do Banco do Nordeste da cidade, Gildson Soares, além do presidente da Associação dos Produtores de Leite de Itaporanga, Francisco de Sales Soares Júnior, o presidente da Associação dos Produtores de Leite de Piancó, João Batista, e a presidente da Associação das Indústrias Têxteis do Vale do Piancó, Daniele Dantas.