Até 22 de abril, estudantes de graduação e de pós-graduação de qualquer Instituição de Ensino do Paraná podem se inscrever gratuitamente para o desafio “(Re)modelar de Moda Sustentável”. O objetivo será criar modelos de negócios, propor inovação em processos de produção, em compra e logística e rastreabilidade de resíduos. A maratona de ideação será online e ocorrerá durante um período de quatro meses, a partir de 28 de abril. Os vencedores serão premiados em agosto.
Realizado pelo Sebrae Paraná em parceria com a Biolist Soluções Sustentáveis e a UniFCV, o desafio visa a promover o aprendizado dos estudantes de universidades públicas e privadas do Estado, a respeito do tema Sustentabilidade e Economia Circular na indústria da moda.
Segundo o consultor do Sebrae Paraná, Perseu Bastos, o desafio começará após a realização de um diagnóstico do setor que está em curso. Até o fim do mês de abril, o Estudo de Resíduos e Impactos da Cadeia da Moda – Maringá e região irá mapear os impactos ambientais causados pelas empresas do setor.
“A partir do momento que forem identificados os principais problemas e oportunidades de melhorias, terá início o desafio. É um processo de inovação aberta para ideação de novos negócios, soluções tecnológicas e outras propostas. Além disso, o aprendizado no processo pode abrir portas no mercado para os participantes”, explica o consultor.
Priscila Brustin, diretora da Biolist, explica que não se sabe quais os tipos de resíduos têxteis mais gerados na região nem a quantidade de cada um deles. Neste momento, o estudo está na fase do levantamento de informações e contato com as empresas, de forma mais concentrada em Maringá e em Cianorte, os principais polos de moda na região. De forma confidencial, os negócios poderão responder sobre temas como destinação correta de resíduos.
“Não vamos considerar isoladamente nenhuma empresa, mas o resultado geral, porque o objetivo é conhecer o cenário. Os empreendedores não precisam ficar receosos em responder. Queremos processos melhores de forma geral para benefício coletivo”, diz Priscila.
O desafio
Cada equipe pode ser formada por no mínimo três e no máximo cinco estudantes, de qualquer curso, desde que sejam da mesma Instituição de Ensino – cada grupo poderá ainda ser apadrinhado por um professor da sua universidade. Cada time terá de 28 de abril até o dia 10 de agosto para propor um negócio ou solução sustentável para o setor, com suporte do Sebrae Paraná, Biolist e UniFCV.
“Durante o desafio haverá momentos de treinamento, visitas a empresas, mentorias e palestras para auxiliar os estudantes no desenvolvimento das ideias”, observa Priscila.
A equipe vencedora será premiada com R$ 1,5 mil. Todos os participantes receberão certificado emitido pelo Sebrae Paraná. A cerimônia de reconhecimento será realizada de fora híbrida para todo o Paraná, a partir de Maringá.
Os interessados devem realizar a inscrição pelo formulário: https://bit.ly/3tB9IxX.