Evento teve apoio do Sebrae/PB e reuniu gestores públicos, profissionais e pessoas interessadas no debate sobre crescimento econômico
Discutir a formulação de estratégias e trabalhar o desenvolvimento sustentável de forma inovadora e com ações de impacto para o crescimento econômico. Esse foi o objetivo do Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Mamanguape, evento realizado nesta terça-feira (28), e que contou com o apoio do Sebrae/PB, na cidade de Mataraca. A iniciativa faz parte da agenda de atividades para o fortalecimento do Território Empreendedor Sustentável (TES) da região.
A programação teve a presença do diretor de administração e finanças Sebrae/PB, Neto Franca, e reuniu ainda prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Mamanguape, secretários, profissionais e pessoas interessadas no tema.
Um dos objetivos do encontro foi articular a atuação de gestores públicos, lideranças e representantes de instituições públicas e privadas para promover a construção de um alinhamento estratégico em favor de uma agenda de desenvolvimento, considerando o Território Empreendedor Sustentável (TES) do Vale do Mamanguape. “O papel do Sebrae é estimular o desenvolvimento econômico e contribuir para a construção de um ambiente que gere novas oportunidades de crescimento”, destacou Neto Franca.
O prefeito de Mataraca, Egberto Madruga, fez uma avaliação positiva do encontro e defendeu a necessidade de união envolvendo todos os segmentos da sociedade. “Esse encontro foi importante em razão da discussão tratando das potencialidades existentes em nossa região. Isso porque o desenvolvimento regional não acontece de forma isolada, é preciso articulação e trabalhar esse processo envolvendo outras instituições e segmentos sociais, inclusive para buscar o conhecimento e atrair investimentos. Esse debate já é feito com o apoio do Sebrae há vários anos e a ideia é contar com mais pessoas apoiando essa ação”, comentou.
Por sua vez, o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Mamanguape, Fabiano Pedro, explica que além do aspecto voltado à divulgação da região, o fórum proporcionou aos participantes uma apresentação de informações estratégicas em valorização das potencialidades da localidade.
Como resultado das discussões apresentadas no evento, ficou definida a realização de três seminários temáticos para ampliar o debate sobre a agenda do Território Empreendedor Sustentável (TES) do Vale do Mamanguape. Os encontros serão promovidos de forma itinerante nas cidades de Lucena, Jacaraú e Mamanguape nos meses de março e abril.
Também estiveram presentes no evento, a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, o gerente da agência regional da instituição em João Pessoa, Franco Fred, assim como os gestores de projetos territoriais, Pablo Queiroz e José Marcílio, além da diretora do Campus IV da UFPB, Angeluce Barbotin, o secretário executivo de Turismo da Paraíba, Delano Tavares, e prefeitos e representantes dos municípios de Baia da Traição, Capim, Cuité, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Lagoa de Dentro, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Pedro Régis e Rio Tinto e Lucena.