Vitor Roberto Tioqueta substitui o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, na alternância bianual que ocorre na presidência do Programa
Nesta sexta-feira (27), em cerimônia na Fiep, o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, tomou posse como presidente do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metropole), para o biênio 2023-24, substituindo o ex-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel. A troca de diretoria é uma medida estatutária do Programa realizada a cada dois anos. Nela, há alternância entre membros da iniciativa pública e privada na presidência. Tioqueta, cuja posse ocorreu dentro da programação do II Fórum Pró-Metrópole, foi indicado pelo G7, grupo formado por entidades representativas do setor produtivo no Paraná.
Além de Tioqueta, a nova gestão do Pró-Metrópole tem Marcos Antônio Zanetti na vice-presidência e Leverci Silveira Filho como coordenador de Relações Institucionais. Marcos é prefeito do município de Balsa Nova e Leverci é secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba.
Leverci Silveira Filho, Marcos Antônio Zanetti, e Vitor Roberto Tioqueta compõe a nova diretoria do Pró-Metrópole (Crédito: Inove Fotografia)
“Vamos dar continuidade aos três grupos de trabalho, com os quais tivemos muitos resultados positivos nesses dois anos: o GT Agroalimentar, o GT de Integração Metropolitana e o GT de Turismo, Pequenos Negócios e Desenvolvimento Empresarial. E, claro, fortalecer cada vez mais a integração, mostrar a importância que tem essa aproximação para o desenvolvimento dos pequenos negócios”, afirmou o novo presidente.
Vitor também destacou o poder de consumo do município de Curitiba e o quanto os municípios da Região Metropolitana podem ganhar comercializando com a capital.
Eduardo Pimentel, por sua vez, fez uma análise positiva das ações realizadas nos últimos dois anos por toda a equipe de trabalho que compõe o Pró-Metrópole.
“Fiquei muito feliz com essa gestão. Foi uma parceria muito forte com as entidades da iniciativa privada, com as federações, com as prefeituras e os prefeitos. E nós pudemos fazer o que a gente sempre defendeu: a integração. Pois os problemas e as soluções enfrentados pelos municípios são, quase sempre, os mesmos”, enfatizou.
O ex-presidente destacou também algumas das principais metas atingidas no biênio passado, como o incentivo à produção e o consumo de alimentos produzidos na Região Metropolitana, ações de promoção do turismo regional e a retomada econômica dos municípios na remissão da pandemia.
Vitor Roberto Tioqueta, novo presidente do Pró-Metrópole, para a gestão 2023 a 2024, com o ex-presidente, Eduardo Pimentel
(Crédito: Inove Fotografia)
“O Sebrae e o Vitor Tioqueta, que foi vice-presidente do Pró-Metropole na nossa gestão, são grandes parceiros e nos ajudaram muito a estruturar as ações nos últimos dois anos. Juntos, entregamos uma melhoria na qualidade de vida da população de Curitiba e dos municípios vizinhos. Agradeço a parceria e tenho certeza que ele será um grande presidente”, enalteceu Pimentel.
Novas Ações
Entre as ações previstas pela nova gestão, está a criação de um selo de identificação para produtos e serviços desenvolvidos na região do Pró-Metrópole. O objetivo é incentivar o mercado consumidor a dar preferência às iniciativas locais. Também será criado o “Prêmio Pró-Metrópole de Integração Metropolitana”, para divulgar ações, instituições e personalidades que atuam em prol do desenvolvimento regional.
O novo presidente destaca que haverá as ações de integração de cadeias produtivas de Curitiba e Região Metropolitana também serão intensificadas, bem como programas de extensão universitária. Também será criado, em parceria com a Celepar, Adetur Rotas do Pinhão e Paraná Turismo, o Pinhão Tur, projeto para reunir os segmentos e atrativos turísticos regionais; além da inclusão do Sistema S, ampliando a participação do setor produtivo no Programa.
O Pró-Metrópole
O Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba é uma ação de governança regional que busca promover o desenvolvimento socioeconômico dos 29 municípios que formam a Região Metropolitana de Curitiba, a segunda maior região metropolitana do Brasil. O objetivo do programa é estimular o desenvolvimento produtivo integrado dos municípios, através de ações estruturadoras que atraiam novos investimentos, gerando mais empregos e, consequentemente, melhor distribuição de renda, arrecadação municipal, e bem-estar da população.