Empresas de Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Pato Branco participam das ações que acontecem até outubro

Com a participação de 14 empresas de diferentes segmentos, a quinta edição do Ecossistema Connexion iniciou nas cidades de Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, no sudoeste do Paraná. A ação busca incentivar a inovação aberta na região e o envolvimento de médias e grandes organizações. Em formato diferente neste ano, presencial e on-line, o evento está dividido em workshops e um matchmaking, que acontecerá no mês de outubro, de forma presencial.

O primeiro workshop trouxe a temática “Inovação aberta e startups”. Ao final dele, participantes preencheram um formulário em que detalharam como as suas empresas estão trabalhando a inovação. A atividade contou, também, com a participação remota do gerente técnico da 3M, Carlos Camargo, que explicou como a indústria está tratando a inovação em nível mundial.

Em Pato Branco, o gestor de marketing e comunicação da Coopertradição, cooperativa de grãos, Paulo Fergutz, conta que a instituição criou um comitê de inovação ainda em 2019.

“O Connexion vem ao encontro das nossas expectativas de fomentarmos mais a inovação. Hoje, trabalhamos ela a partir de diversos projetos, entre eles a redução do consumo de lenha, que tem contribuído com a sustentabilidade”, explica Paulo.

O empreendedor Cláudio Ykosawa, de Francisco Beltrão, que tem uma empresa na área de nutrição animal, avalia que o programa instiga a busca pelo conhecimento.

“Muitas vezes, focamos em nossos negócios e esquecemos de olhar o que está acontecendo em volta, nas tendências de mercado. Internamente, estamos trabalhando a cultura empreendedora a partir de processos ou novos produtos”, conta Cláudio.

Conexão

Para a presidente da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV), Josiane Grando, o Ecossistema Connexion gera conexões entre empresas e oportunidades.

“Nós, enquanto entidade, pensamos em conectarmos as ‘dores’ dos nossos associados com novos negócios através de parcerias como essa com o Sebrae. Com isso, promovemos mudanças em direção ao futuro e ajudamos a fomentar a cultura da inovação dentro das empresas”, enfatiza Josiane.

Perspectivas

Para a consultora do Sebrae/PR, Jocelei Fiorentin, a jornada promovida pelo Ecossistema Connexion oportuniza às empresas participantes um diagnóstico abrangente.

“O evento permite participar de uma jornada completa, apontando necessidades, desafios e passos que poderão ser tomados para que, de fato, a inovação seja trabalhada dentro dos seus negócios sob a perspectiva da criação de novos processos ou do desenvolvimento de novos produtos. Um olhar diferenciado para as suas empresas e para as possibilidades de futuro que se apresentam”, conclui Jocelei.

Ecossistema Connexion

O próximo workshop acontece nos dias 19 e 20 de setembro, com a temática “Entendendo e definindo desafios”. Em outubro, nos dias 17 a 25, acontece o matchmaking, em que as empresas participantes e startups do sudoeste do Paraná, que integram os Ecossistemas Locais de Inovação (ELI), se conectarão com o intuito de realizar parcerias em busca de soluções voltadas à inovação.

Feira do Empreendedor 2023

Promovida pelo Sebrae/PR, de 14 a 17 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking e informações sobre o mercado, com orientações e consultorias de especialistas. O evento terá expositores de segmentos como franquias, máquinas e equipamentos, serviços e soluções digitais. A Feira apresentará lojas conceito de moda, cafeteria, petshop e salão de beleza, palestras, rodadas de negócios, além de espaços de experiência e games, com foco em negócios e empreendedorismo. Mais informações e inscrições pelo site http://www.sebraepr.com.br/feiradoempreendedor.

Compartilhe nas redes sociais