Encontros, missões técnicas e oficinas são algumas das iniciativas realizadas desde o ano passado

Evento faz parte de ações que estão sendo realizadas em Colombo. Foto: Ketlyn Santos.

Evento faz parte de ações que estão sendo realizadas em Colombo. Foto: Ketlyn Santos.

O Sebrae/PR, a Prefeitura de Colombo e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) promovem ações de inovação junto ao ecossistema local com foco no fortalecimento do ambiente de negócios no município.

A atividade mais recente foi a 1ª Oficina de Inovação, realizada na sede da secretaria municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, em 12 de abril, que reuniu atores do ecossistema com o intuito de desenvolver a Governança de Inovação. O secretário da pasta, Zeca Binotto, afirma que o município está empenhado na entrega de ações para o desenvolvimento econômico local.

“Identificamos a potencialidade de Colombo em tecnologia e isso se tornou prioridade. Acreditamos que essa visão é necessária para promover o empreendedorismo e para verificar as necessidades que temos. Por isso, em parceria com o IFPR, pretendemos criar um polo no campus do Instituto que possa promover educação, inovação, tecnologia e gerar emprego e renda para a nossa população”, projeta o secretário.

O campus de Colombo do IFPR é outro apoiador da iniciativa. Atualmente, o Instituto conta com 30 projetos com perfis de potenciais startups que estão em desenvolvimento. O diretor de ensino, pesquisa e extensão, Eduardo Líquio Takao, comenta que a inovação deve ter o intuito de gerar impactos e benefícios para a sociedade. Uma das iniciativas prevê a criação de uma incubadora de startups no IFPR, prevista para junho.

“É fundamental, nesse processo, proporcionar conhecimento de como funciona uma empresa e servir como apoiador para a criação de produtos que possam alcançar a população e, efetivamente, ter impacto. Acreditamos que isso ocorre por meio de uma pesquisa embasada, que possa detectar oportunidades junto à sociedade, na indústria e nos órgãos de fomento. O trabalho da Prefeitura, IFPR e Sebrae pode propiciar isso”, ressalta Eduardo.

Comitê municipal
O consultor do Sebrae/PR, Vilson Poltronieri Júnior, explica que o trabalho com a temática teve início em 2022, com a identificação de atores locais e a criação de um comitê municipal para discussão dos assuntos.

“Durante esse período, foram realizadas missões técnicas para ecossistemas consolidados do Paraná e Santa Catarina, reuniões com lideranças locais e a criação de um planejamento estratégico, que identificou oportunidades para elaborar planos de trabalho. Por meio da criação da Governança de Inovação, pretendemos estimular a criação de novos habitats e disponibilizar condições para o desenvolvimento de um ecossistema de inovação favorável ao desenvolvimento social”, explica Vilson.

Dados levantados pelo Sebrae/PR indicam que Colombo possui 1.426 empresas com perfil inovador, com a geração direta de 10.791 empregos. Nas cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), o município é o segundo em número de empresas, com 30.377 CPNJ ativos. Os segmentos de indústria e tecnologia também estão em evidência com, respectivamente, 3.613 e 1.753 negócios.

Entre os setores ligados à inovação e mais presentes na cidade, estão: a fabricação de produtos de metal; atividade de atenção à saúde humana; fabricação de produtos de minerais não metálicos; fabricação de móveis; produtos alimentícios; e serviços de Tecnologia da Informação.

Além de Colombo, a inovação está sendo trabalhada pelo Sebrae/PR em outros municípios da RMC, como Pinhais, Rio Negro e São José dos Pinhais.

Compartilhe nas redes sociais