Donos de pequenos negócios de Reserva, na região dos Campos Gerais, têm acesso a soluções gratuitas do Sebrae Paraná, na Sala do Empreendedor, espaço mantido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. São capacitações e orientação que auxiliam o dia a dia dos empreendedores e promovem o desenvolvimento econômico. A inauguração do espaço aconteceu nesta quinta-feira (17).

A Sala do Empreendedor, que conta também com a parceria da Fomento Paraná, está instalada junto à Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, na rua Marcílio Dias, no Centro. No local, os empreendedores têm acesso a informações sobre formalização e baixa de empresas, capacitações, orientações acerca de microcrédito, além de cursos, oficinas, palestras e consultorias gratuitas do Sebrae Paraná. Também são oferecidas orientações sobre a emissão da guia de pagamento mensal e preenchimento da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN).

“São diversas soluções essenciais para quem está iniciando um negócio. É uma comodidade para os empreendedores que serão cada vez mais estimulados a aperfeiçoarem seus negócios, gerando emprego e renda local”, explica o gerente da Regional Centro do Sebrae Paraná, Joel Franzim Junior.

O secretário Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, Ediam Carlos Groto, ressalta que a procura pelo espaço, antes mesmo da inauguração oficial, reforça a importância da iniciativa. “Esperamos, a partir de agora, ter um número ainda mais expressivo de atendimentos e que ajude a fomentar a economia de Reserva”, ressalta.

Conforme a responsável pela Sala do Empreendedor de Reserva e agente de desenvolvimento local, Aleksandra Boeno, a administração municipal está focada em fomentar o empreendedorismo, minimizando a vulnerabilidade dos pequenos negócios locais. “O objetivo é incentivar legalização de negócios e oferecer, de forma simples e gratuita, serviços de orientações na abertura, funcionamento e formalização de microempreendedores individuais”, reforça. Reserva, com uma população de 26.715 habitantes, concentra 1.186 MEI.

Sobre o Sebrae 50+50

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Construir o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

 

Compartilhe nas redes sociais