O mercado tem vivido dias de reflexão. A necessidade de cuidados especiais e o isolamento para se proteger do coronavírus têm imposto, entre outras medidas, o fechamento do comércio em diversas cidades do país. Esse cenário traz insegurança sobre os impactos dessas decisões na economia, além de gerar muita angústia entre os pequenos negócios, devido à incerteza de como as empresas conseguirão se manter saudáveis financeiramente, pagar salários e conservar os empregos. Isso sem falar no medo de “quebrar”… 

O foco dos gestores, nesse momento, é pensar de que forma seus produtos ou serviços podem continuar sendo necessários e consumidos. Então, observem o novo comportamento do seu público e fiquem atentos às oportunidades. 

As pessoas deixaram de andar nas ruas, mas estão transitando com muito mais intensidade no ambiente digital. Isso tem exigido, inclusive, que as operadoras de internet trabalhem no limite da sua capacidade, tanto que várias plataformas de conteúdo baixaram a qualidade de seus vídeos com o intuito de aliviar um pouco dessa carga excessiva de dados. Tudo porque tem muito mais gente acessando e, principalmente, permanecendo mais tempo conectada que o habitual. 

Assim, é um tanto óbvio que os investimentos que antes iam para os pontos de venda físicos, para mídias de rua tradicionais, agora devem ir todos para o “digital”. Ok, para detectar isso não precisa ser especialista. Então está fácil? Infelizmente, não. Pois, como todos estão enxergando isso, a competitividade tem aumentado muito nesse ambiente. Ou seja, agora, mais do que nunca, investir com planejamento, estratégia e com o respaldo de profissionais especializados na área é ainda mais essencial

Pensando nisso, preparamos algumas dicas e cuidados para o seu negócio sobreviver aos “tempos de quarentena”:

 

  1.     Não saia de cena

Quem já investe e, assim, possui uma certa relevância no ambiente digital, deve aproveitar essa “dianteira”, pois muitos concorrentes “novatos” na área vão começar a investir e se aventurar nesse universo. Então, rever estratégias e reavaliar o comportamento do seu público são realmente medidas necessárias (para não dizer essenciais), mas querer “dar um tempo” ou “puxar o freio de mão” agora é um grande “tiro no pé”. Abster-se de anunciar e interagir pode gerar má interpretação do público e trazer inúmeros impactos negativos na maneira como sua marca e, por consequência, seus produtos ou serviços são vistos e valorizados por quem os consome. A crise traz oportunidades, mas é cruel com quem vacila. Sumir ou se mostrar frágil neste momento vai exigir muito mais investimentos depois que essa fase ruim passar para recuperar a imagem e o posicionamento de outrora. Talvez seja exagero dizer que voltará à “estaca zero”, mas precisará, certamente, de um longo e custoso novo processo de amadurecimento, com mais concorrentes interagindo e dividindo o espaço que antes era seu. Então, mantenha o foco, acelere e, principalmente, invista com a assessoria de quem entende e está estudando e acompanhando atentamente toda a movimentação e o comportamento dos públicos no ambiente digital.

 

  1.     Cuidado com as colocações e o “tom de voz”

Mais do que nunca, é hora de contar com uma equipe especializada em comunicação digital. Isso porque colocações indevidas ou tom de voz não apropriado podem manchar o nome da sua empresa e causar danos irreparáveis à sua marca. De acordo com o site Meio & Mensagem, “aliada à sua velocidade de propagação, as crises de imagem atuais foram banalizadas e podem afetar qualquer um, cidadãos comuns ou instituições, a partir de qualquer deslize, insatisfação, mal-entendido, desencontro, ilegalidade ou denúncia — seja verdadeira ou falsa — que ganha as redes sociais e se propaga como rastilho de pólvora, afetando reputações e deixando o que chamamos de ‘cicatrizes virtuais’, isto é, registros negativos que podem reaparecer a partir de uma simples pesquisa em um ‘buscador’ como o Google, por exemplo”. Por isso, não é hora de aventuras e polêmicas, atenção ao tom de voz e nada de entrar em assuntos que fujam do seu entendimento profissional.

 

  1.     Atente-se às regras

Algumas medidas foram indicadas pela Organização Mundial da Saúde com o objetivo de conter a disseminação e prevenir a contaminação pelo novo coronavírus. Além disso, governos municipais, estaduais e federal estão editando e revogando decretos a todo momento. Então, manter seus anúncios “dentro das regras”, além de obrigatório, será muito observado pelas pessoas, que não perdoam deslizes. Sem dizer da questão de legalidade, que pode também trazer transtornos de ordem jurídica para quem não seguir. Então, é preciso estar atualizado, bem amparado e “antenado”. Nada de anúncios e manifestações incompatíveis com o momento.

 

  1.     Vai passar!

Como é histórico e recorrente em todas as crises, a tendência é que a necessidade faça o empreendedorismo pipocar novos negócios, ideias e inovações. Lembram da crise de 2008? Naquela época, surgiram modelos de negócios como o UBER e o Airbnb. Ou seja, é natural que produtos e serviços apareçam, que outros percam espaço ou, quando optam pela estratégia certa, se desenvolvam e ganhem mais mercado. Tenha em mente que esse momento vai passar e, por isso, você precisa prestar atenção no que está acontecendo agora. Pode ser que o movimento baixe de qualquer forma, pelo perfil do que comercializa. Nesse caso, aproveite esse “tempo extra” para pensar, acredite e faça valer o conceito do “Ócio Criativo”, do sociólogo italiano Domenico de Masi. Quem sabe valha testar ou lapidar aquela ideia que nunca sobrou tempo de implementar. Os que sobrevivem às crises, voltam mais “cascudos”, preparados e vigorosos para encarar “os tempos normais” com mais leveza. Muitos que não esmorecem, crescem e voltam maiores. Então, fique de olho no que está por vir!

 

Ainda tem dúvidas sobre como fazer a comunicação da sua empresa durante esse período? Quer começar agora? A Savannah está no mercado da comunicação há mais de 15 anos e foi uma das agências pioneiras na atuação dentro do ambiente digital. Estamos aqui para ajudar empresas que desejam passar por essa crise e sair dela ainda mais fortes! Crise também é momento de “higienização”, pois é nos mercados muito concorridos que acontecem as chamadas “quebradeiras”. Faça parte da estatística dos que crescem com a crise. Traga seu caso até nossa equipe de especialistas, estamos a postos para acompanhar e estar ao lado do seu negócio nesse momento de turbulência!

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