Espaço do Sebrae/PR, Fecomércio PR e Fiep oportunizou prospecção de negócios entre pequenos produtores e grandes redes de supermercados do País
Empresários de micro e pequenas empresas que participam do Programa Selo Alimentos do Paraná e integram o Fórum Origens Paraná participaram, na semana passada, da 40ª edição da ExpoApras 2023. A feira e convenção de supermercados paranaenses aconteceu entre os dias 18 e 21 de abril, no Expotrade Convention Center, em Pinhais. Durante a participação no evento, os empreendedores puderam negociar seus produtos com representantes de grandes redes de supermercados de todo o Brasil. Para os produtores, a presença na feira foi uma grande oportunidade para prospectar novos negócios.
É o caso de Dinei Sérgio Souza, da empresa Naturelle, de Tijucas do Sul, que trabalha com a comercialização de cogumelos. Com os bons negócios realizados durante a feira, a expectativa é dobrar o faturamento da empresa.
“Hoje, estamos produzindo cerca de 30% da nossa capacidade, que é o que conseguimos comercializar. Mas após a participação da feira, a expectativa é dobrar o faturamento”, comentou Dinei.
Os cogumelos da empresa foram apresentados em um espaço compartilhado no estande do Sebrae/PR, Fecomércio PR e Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), com outros produtores, como as pimentas da Tribal Pepper, empresa de Elodir José Klein, com sede em Guarapuava.
“Esse ano, a feira surpreendeu pela quantidade de pessoas e expositores. Algumas marcas, grandes supermercadistas, que a gente não via há algum tempo, estavam presentes. A feira é uma grande oportunidade para fechar novos negócios”, afirmou Elodir.
Segundo ele, com a conclusão do evento, agora é a parte em que ocorre a formalização das propostas, realizadas através dos relacionamentos que ocorreram durante a feira.
“Estar presente na Expoapras é sempre uma vitrine para o crescimento da empresa. O Programa Alimentos do Paraná também tem facilitado para nós estarmos presentes em outras feiras, que são portais para expor a marca e mostrar o que a gente oferece de melhor. A gente não teria essa mesma oportunidade, pois, as participações demandam investimentos”, pontuou.
Pela primeira vez feira, o produtor de camomila José Edinei Klichevic, de Mandirituba, participou até de uma reunião com vistas para a exportação dos produtos da Associação dos Produtores de Camomila de Mandirituba (Camandi).
“Estamos otimistas para fechar negócios, pois empresas grandes participam deste evento”, disse José, que é presidente da Camandi.
Aula Show
A consultora do Sebrae/PR, Maria Isabel Guimarães, lembrou que, no espaço compartilhado com a Fecomércio PR e a Fiep, na Expoapras, também aconteceram demonstrações de culinária, lideradas por chefs do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com utilização de produtos com Indicação Geográfica (IG), marcas coletivas e provenientes de empresas que possuem o Selo Alimentos do Paraná, que é um programa de certificação de gestão e qualidade de alimentos e bebidas.
“Juntos, levamos novidades para a feira. Parte dos expositores deste ano ainda não tinham participado da Expoapras. São produtos únicos, que estiveram à disposição de donos e representantes de supermercados para compor a cartela de produtos de suas redes. E, claro, disponibilizar estas novidades para os consumidores”, concluiu Maria Isabel.