A 37ª Mercosuper – Feira e Convenção Paranaense de Supermercados foi realizada entre 10 e 12 de abril, na Expotrade, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. A extensa programação teve profissionais de renome no mercado, oportunidades de aprendizagem, debates e capacitações voltadas aos supermercadistas, atacadistas, panificadores e fornecedores do setor. Um grupo de empresários do sudoeste do Estado, de participantes do projeto de Encadeamento Produtivo, resultado da parceria entre Rede Forte de Supermercados e Sebrae/PR, esteve na feira. A participação não ficou restrita a visitas guiadas e teve ainda realização de painel exclusivo, em que foram apresentadas as boas práticas alcançadas no projeto.
Em um ambiente da Mercosuper, os empresários Gilmar Luiz Netto (presidente da Rede Forte e proprietário do supermercado Verdurão, de Barracão), Kleidiane Krindges (Paulinho Supermercado, de Francisco Beltrão) e Diego Algeri (Algeri Supermercado, de Pranchita) abordaram aspectos em que seus negócios têm obtido destaque. A moderadora foi Jocelei Fiorentin, consultora do Sebrae/PR e gestora do projeto.
“A região Sudoeste foi representada por uma caravana com apoio da Apras (Associação Paranaense de Supermercados), com 35 pessoas ligadas a mercados da Rede Forte e do projeto de Encadeamento Produtivo. O convite para uma agenda específica na Mercosuper apresenta o potencial dessas boas práticas, demonstrando que as empresas estão ativas e focadas em rever seus negócios”, observa Jocelei.
O presidente da Rede Forte, Gilmar Luiz Netto, conta que, em sua participação no painel, traçou uma linha do tempo com a evolução de seu mercado, o Verdurão, desde os tempos do Varejo Top Loja – Minimercados até período recente, com o Encadeamento Produtivo.
“Foi mostrado que a implantação dos conteúdos está dando resultados. Nosso lucro líquido no primeiro trimestre deste ano foi 50% maior do que o mesmo período de 2016. Tudo em função dos conteúdos do Top Loja (encerrado em 2014) e especialmente do Encadeamento Produtivo (iniciado em 2017)”, revela Gilmar Netto, que também destaca outras atividades da caravana, como as visitas técnicas aos supermercados Festval e Jacomar.
Ações de destaque
Em sua participação, Diego Algeri, de Pranchita, falou sobre a sucessão familiar na empresa e também sobre a gestão de pessoas no mercado, considerada um caso de sucesso na Rede Forte.
“Há três anos, contratamos uma empresa especializada em Recursos Humanos. Temos trabalhado metas por setor e da empresa como um todo, e alcançamos maior motivação por parte dos colaboradores. Eles têm, ainda, psicóloga à disposição, para poderem focar no trabalho. Antes, nos preocupávamos com os cuidados laborais, agora também com a saúde mental dos funcionários”, detalha Algeri.
Cleidiane Rosilei Krindges, de Francisco Beltrão, apresentou detalhes sobre gestão por categoria, controle de estoque, metas de colaboradores e o controle de perdas.
“Hoje em dia, a margem de lucro diminuiu demais. Se não cuidar, não controlar as receitas e despesas, não terei o meu estabelecimento por muito tempo. O caso de sucesso é saber lapidar todas as informações e trabalhá-las para ter um grande resultado”, reflete.
A empresária demonstra preocupação com o comodismo. “Sem buscar novos conhecimentos, o risco de perder o negócio é muito grande. E só ganha quem participa, aprende e aplica os conhecimentos. É algo nota mil [o projeto Encadeamento Produtivo] e uma prova de que todos deveriam sair da zona de conforto e buscar mais”.
Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa – empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa Regional Sul: Antônio Menegatti – (46) 99912-9002
Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 – www.pr.agenciasebrae.com.br