Empresários do comércio varejista de Sengés, na região dos Campos Gerais, poderão participar do Programa Varejo Mais em Ação, promovido pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Sengés (Acais), Câmara Municipal e Prefeitura. A iniciativa tem por objetivo fortalecer as micro e pequenas empresas do comércio varejista, com uma proposta mais compacta, porém com ações pertinentes para a sustentabilidade do negócio.
Entre os benefícios do programa estão o aprimoramento da gestão de loja em finanças e visual merchandising, o planejamento de metas e resultados e a capacitação da equipe de vendas. O programa tem a duração de quatro meses e podem participar até 30 empresas. Conforme a consultora do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, o programa Varejo Mais em Ação vem ao encontro dos anseios dos parceiros em Sengés, que não mediram esforços para buscar alternativas de apoio ao comércio local.
“Isso se deu em meados de 2017, quando lideranças do Município procuraram a Fecomércio, para solicitar apoio e, na oportunidade, o Sebrae/PR foi incluído nesta construção. Com isso, percebemos a necessidade de levar um conteúdo didático e efetivo para que os empresários pudessem acessar tudo o que se tem de inovador na área de varejo”, pontua a consultora.
O assessor da presidência da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva, reforça que o trabalho de capacitação dos empresários no Município será possível graças à parceria com o poder público municipal e com a Associação Comercial. “A expectativa é mudar o cenário econômico de Sengés, que é uma cidade de pequeno porte, oferecendo uma ferramenta que vai ajudar no desenvolvimento local”, diz.
O presidente da Acais, Magno Vieira, espera que o programa desperte no empresário a vontade de se reinventar. “Passamos recentemente por um período de crise no País e agora é a oportunidade de fazer diferente, de atender aos anseios dos clientes, que já não são os mesmos de anos atrás. É preciso buscar novos mercados, fazer adequações e preparar a equipe”, considera.
O diretor da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, Manoel Novaes de Almeida, acredita que o impacto positivo do Varejo Mais é consolidar os consumidores existentes e atrair novos clientes para a melhoria das vendas no comércio local. “Por consequência desta melhoria será gerada novas vagas de emprego”, cita.
Já o vice-prefeito de Sengés, Hamilton Jorge Joly, diz que a administração pública quer despertar nos empresários a vontade de mudar. “É preciso ter uma visão diferente, apostar na estrutura, usar a criatividade e modernizar para fazer jus ao potencial que a cidade tem. Sabemos que é um trabalho em longo prazo, mas de uma forma organizada podemos ter resultado efetivo”, reforça. Neste semestre, outros três municípios dos Campos Gerais receberão o Varejo Mais Ação: Irati, Ponta Grossa e Jaguariaíva.
Vem crescer com o Sebrae
O Sebrae/PR é o parceiro certo para micro e pequenas que desejam crescer e estar sempre um passo à frente. Com mais de 45 anos de atuação, a entidade trabalha para fomentar o empreendedorismo, promover a competitividade, a inovação e disseminar conhecimento sobre gestão. Com o Sebrae/PR, as MPEs podem se diferenciar no mercado. Deseja ampliar os negócios ou pretende iniciar um, comece em www.sebraepr.com.br/umpassoafrente