Três empreendimentos, destaques na avaliação entre 2021 e 2022, receberam reconhecimento especial no Espaço Sebrae
Durante a programação do Show Rural Coopavel 2023, empresas do oeste paranaense que possuem o Selo Alimentos do Paraná participaram de um encontro de alinhamento e, também, de reconhecimento. O evento integrou agenda do Espaço Sebrae, que está montado no pavilhão do Show Rural Digital, e teve como objetivos a promoção da troca de experiências entre as integrantes do Programa, além da valorização daquelas que não só mantiveram o padrão que possibilitou o Selo, como também demonstraram crescimento entre os anos de 2021 e 2022.
As empresas que receberam o troféu pelas avaliações foram: Pró Saúde, de Marechal Cândido Rondon, com 99,78% de pontuação; Pães Casa Bella, de Medianeira, com 98,90%; e Gimores Alimentos, de Cascavel, com 96,08%. Além delas, o Samollé, de Quatro Pontes, também recebeu um troféu por ser a empresa da região oeste que está há mais tempo com o Selo.
“Temos o Selo desde 2014 e, no começo, aceitei o desafio de participar do Programa e iniciar as qualificações para obter a certificação com o objetivo de inovar. Deu muito resultado, principalmente, no que diz respeito à organização. Desde os funcionários até processos e gestão, tudo ficou mais organizado e hoje temos muito mais controle sobre o que acontece na empresa. Com certeza, isso nos ajudou a crescer”, enalteceu o proprietário do Samollé, Juliano Jacobs.
A empreendedora Ana Paula Mores Silva, que recebeu o troféu pela terceira colocação no ranking de avaliações entre 2021 e 2022, também destacou as mudanças oportunizadas pelo Selo. Segundo ela, desde que o Selo Alimentos do Paraná passou a fazer parte da rotina da Gimores, o crescimento foi significativo.
“Crescemos cerca de 30% a cada ano, desde a obtenção do Selo. Temos certeza de que esse número é resultado dos processos que adotamos para obter a certificação Alimentos do Paraná, que possibilita que o pequeno empresário consiga se capacitar, se organizar e projetar os seus produtos para um público cada vez maior”, evidencia Ana Paula.
Qualidade e segurança
“Empresas que conquistam o Selo Alimentos do Paraná são auditadas por certificadoras de referência, o que demonstra o respeito ao consumidor por tratar com seriedade a qualidade e a segurança em seus processos. Por isso, aproveitamos o Show Rural para promover o encontro entre as empresas do Oeste que possuem o Selo, reconhecendo, também, as três que obtiveram maior destaque nas últimas auditorias realizadas”, afirma o consultor do Sebrae Paraná, Emerson Durso.
O Programa disponibiliza ações como consultorias, auditorias, serviços tecnológicos, wokshops e eventos de prospecção de mercado. Atualmente, mais de 180 empresas detêm o Selo e outras estão se preparando para fazer parte desse seleto grupo.
O reconhecimento está dividido nas seguintes categorias: alimentos funcionais, orgânicos e veganos; alimentos prontos e pré-prontos; bebidas; carnes, pescados e embutidos; conservas, geleias, temperos e chás desidratados; grãos, cereais, açúcares e farináceos; hortícolas; produtos de apicultura; e produtos lácteos.
Selo Alimentos do Paraná
O Selo Alimentos do Paraná é uma iniciativa do Sebrae/PR em parceria com a Fecomércio PR, Fiep, Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Entre os objetivos, está o incentivo às empresas de alimentos e bebidas, a fim de promover o crescimento e o fortalecimento do setor.
Na região oeste, são 16 empresas que possuem o Selo, sendo elas: Pró Saúde, de Marechal Cândido Rondon; Oficina do Sorvete, de Foz do Iguaçu; Sorvetes Q Delícia, de Laranjeiras do Sul; panificadora A Camponesa, de Cascavel; Império das Massas, de Marechal Cândido Rondon; Tia Mari Massas, de Toledo; Charcutaria Cattani, de Santa Helena; Gimores Alimentos, de Cascavel; Indústria de frios Samollé, de Quatro Pontes; Terra Mate, de Cascavel; Coofamel, de Santa Helena; Nutrifort Hortifruti, de Toledo; Pasa Espetinhos, de Cascavel; Panificadora Vila Cancelli, de Cascavel; água mineral Havai, de Santa Helena, e Super 500, de Guaraniaçu.