20 empresas foram homenageadas pelos resultados apresentados durante o Programa Top Loja

Após quase dois anos de capacitações, workshops, consultorias e missões técnicas, 20 empresas de Toledo concluíram o Programa Varejo Top Loja – Confecções e Acessórios, realizado pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Toledo (Sinvar), Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios da Fecomércio de Toledo e Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit).

“Durante o Programa, pudemos observar melhorias na performance empresarial, aumento de resultados financeiros, maior qualidade no atendimento, investimentos consideráveis no layout interno e externo, além do fortalecimento das marcas”, detalha a consultora do Sebrae/PR Débora Dias.

Segundo Diego Sanchez, sócio-proprietário da DiBambini, focada no público kids e teen, a empresa passou por diversas mudanças durante a realização do Programa e, agora, os resultados estão sendo colhidos. “No início, recebemos o convite para participar do Programa, pois o conteúdo seria desenvolvido para o aperfeiçoamento do gestor, que está diretamente ligado ao avanço financeiro e social da empresa. Após a participação, analisamos os números e percebemos o aumento de 40% do faturamento real da empresa, o que transforma o Top Loja num verdadeiro divisor de águas para o desenvolvimento do negócio”, conta.

Hoje, a loja, que começou o Programa com 90 metros quadrados, está instalada num imóvel de 400 metros quadrados, contando com um complexo específico para o público kids e teen – com direito a videogame, piscina de bolinha, fraldário e espaço para amamentação. Exemplo que, segundo o gerente da regional Oeste do Sebrae/PR, Augusto Stein, consolida a importância da capacitação no varejo.

“Estamos vivendo um momento de transformações intensas no segmento. Programas como o Top Loja atendem, portanto, duas necessidades: capacitar o empresário para que entenda o contexto de mercado, atualize e promova mudanças para impactar na experiência do cliente e fortaleça o setor da moda e confecções na região”, pontua Stein.

Em Toledo, um dos resultados que comprovam o fortalecimento promovido a partir do Programa veio justamente da união entre os empresários participantes. “Eles entenderam tão bem a importância da união do setor que criaram o Núcleo da Moda, na Acit. Um marco que comprova a mudança de visão dos participantes: hoje eles não se encaram mais como apenas concorrentes, mas empreendedores que possuem experiências afins e, com a união, podem ir mais longe”, destaca o presidente do Sinvar, Beloir Rotta.

A presidente da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios da Fecomércio de Toledo, Aranele Ferrazoli, acredita que há uma melhoria geral no ambiente de negócios da cidade. “A partir do fortalecimento do setor, o consumidor percebe que não precisa sair de Toledo para obter o que precisa. É um movimento que gera riquezas para o município e ajuda o Paraná a crescer ainda mais”, pontua Aranele.

Cenários e tendências
Para oficializar o encerramento do Programa e prestigiar os participantes, o Evento Foco, um seminário de cenários e tendências, voltado ao varejo, foi promovido pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR. As empresas concluíram um ciclo de conhecimentos e atualizações com uma palestra ministrada pela cofundadora da startup Neomode e especialista em varejo e omnichannel (tendência do varejo que pretende unir e criar uma convergência entre todos os canais utilizados pela empresa), Fabiola Paes.

“Precisamos, cada vez mais, unir os mundos off e online. Não estou dizendo que todas as lojas precisam partir para o e-commerce. Mas, sim, que é preciso planejar, em caráter de urgência, estratégias que possam oferecer soluções do início até o fim da jornada do consumidor”, destaca.

Para alcançar tal resultado, uma das soluções citadas por Fabiola foi a inserção das lojas físicas em marketplaces e a criação de caminhos que promovam experiências prazerosas ao cliente. Pensando nisso, três startups estavam no evento para expor as suas soluções. Uma delas era a citshopp.com, um marketplace que pretende fazer com que lojistas de lojas físicas possam vender mais no mundo online.

“Entendemos que não é fácil abrir e gerenciar um e-commerce sozinho. Isso gera custos adicionais e exige tempo do empresário. Com a nossa solução, a ideia é dar ao lojista a possibilidade de vender no nosso marketplace, contando com toda a expertise em termos de tecnologia, gestão e inovação”, explica a cofundadora da startup, Carolina Possani.

Diante da troca de informações entre startups e empresários oportunizada durante o evento e do progresso atingido pelos participantes do Programa Top Loja, o coordenador do departamento de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva, considera que os objetivos foram alcançados.

“Em Toledo, conseguimos unir o encerramento do Programa Top Loja e o reconhecimento às empresas, com a possibilidade de os lojistas conhecerem ferramentas inovadoras que estão sendo desenvolvidas aqui na região, o que torna tudo mais acessível. Reunindo tudo isso com a evolução que os lojistas participantes do Programa apresentaram nos dois anos de trabalho, temos um varejo mais capacitado e preparado para o mercado do futuro”, destaca.

Selo de Referência do Comércio
Após o encerramento do Programa Top Loja e da palestra do Foco, os empresários receberam, ainda, os selos Ouro e Prata de Referência do Comércio. Para isso, foram levados em consideração os resultados que as 20 empresas obtiveram por meio do Diagnóstico de Loja Sebrae e pelo Diagnóstico de Modelo de Excelência em Gestão, que, juntos, avaliam questões como estrutura, atendimento, gestão, liderança, compromisso, aprendizado organizacional e inovação, além de adaptabilidade, desenvolvimento sustentável, orientação por processos, geração de valor, compromisso com as partes interessadas e pensamento sistêmico.

Em Toledo, as empresas que receberam o Selo Prata são: Anabell Confecções, Miragem Moda Íntima, Vulsan Baby, Bella Senhorita, Básico Mania, D’Dorini Calçados. Já as empresas que conquistaram o Selo Ouro são: Mocelinas, Arezzo, Quebra Nozes, Valentinn, DiBambini, Spaço da Moda, Fiore Atelier, Pirralhos Bebê, Domi e Nick, Donnavanti Moda, Sol Outlet, Clube do Pé Calçados, Portinhola e Loja Arco-Íris.

Compartilhe nas redes sociais