Os pequenos negócios paranaenses estão com a produção a todo vapor para atender à demanda da Páscoa, que será celebrada em 9 de abril. E o caminho leva a uma busca por se diferenciar diante da concorrência e até mesmo disputar espaço com as grandes marcas, que colocam no mercado 440 itens, sendo 163 lançamentos, conforme aponta a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).
As estratégias são muitas, mas conforme o coordenador estadual de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Lucas Hahn, uma das vantagens das empresas de micro e pequeno porte é poder customizar os produtos e oferecer exclusividade aos clientes.
“As grandes empresas produzem em massa, em alta escala. Já os pequenos negócios podem atender o desejo do cliente, seja no recheio, no tamanho, no formato ou tipo de produto, sempre focando na qualidade”, explica Lucas.
Para fugir do tradicional ovo de Páscoa, a microempreendedora individual Edilene dos Santos Ogura, de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, aposta na produção de bolachas amanteigadas de baunilha e chocolate. O catálogo de produtos está pronto desde o começo do mês e as ações para atrair os clientes se intensificam nas redes sociais e WhatsApp. A expectativa é de incrementar em 30% as vendas em relação ao ano passado.
“Desde 2020, procurei repaginar, aprimorar e sofisticar meus produtos, agregando para o cliente final que pretende ir além do tradicional ovo de chocolate. Tenho opções para adultos e crianças, como o kit miniconfeiteiro, que contém seis bolachas, três saquinhos de glacês coloridos, confeitos e manual de instrução”, comenta a MEI.
Segundo ela, a divulgação do catálogo de Páscoa está acontecendo junto aos clientes consolidados, em grupos de WhatsApp e via link patrocinado no Instagram.
Neste ponto, o consultor Lucas Hahn lembra que é fundamental focar na estratégia de relacionamento, iniciando pelos clientes que estão na base, depois com os conhecidos e, por fim, de forma individualizada, seja por WhatsApp, ligação ou de forma presencial. As redes e mídias sociais também são oportunas como ferramentas de relacionamento, segundo ele. Links patrocinados são mais uma estratégia para angariar novos clientes.
“A bonificação para o cliente que indicar outro possível comprador também é uma estratégia válida”, cita Lucas.
Cuidados necessários
Para se tornar competitivo, é preciso ter cuidado ao analisar o custo do produto e o preço final, como também delimitar a área de atuação e verificar o quanto será possível produzir.
Confeiteira há 12 anos, a empreendedora Carina Segato, de Cambé, no norte do Paraná, lembra de ter criado o primeiro cardápio de Páscoa em 2013 e produzido 30 ovos, em um apartamento de 50 metros quadrados, sem ar-condicionado. Dez anos mais tarde, conta com uma cozinha estruturada e quatro funcionários para atender a alta demanda do período. O trabalho não se resume apenas à produção e à montagem dos ovos, mas embalagem, limpeza, organização e logística.
O ovo de Páscoa de colher ainda é o carro-chefe da produção, mas o brownie, feito em diferentes formatos para presentear, também é sucesso de vendas, segundo a confeiteira. Um dos diferenciais do cardápio de Carina são as opções de ovos sem açúcar e sem lactose.
“Hoje, conseguimos atender a esse público, que cresceu bastante nos últimos três anos. Temos tentado trazer para o mais próximo da linha tradicional as opções sem açúcar e sem lactose”, conta.
Ovos de casca recheada sabor maracujá ou trufado com nuts estão entre as opções para pessoas com restrições alimentares. Também há opções de ovos de colher – brigadeiro, maracujá ou bombom de morango – e barras de chocolate cravejadas com nozes, damasco e pistache, uma opção de presente zero açúcar e sem lactose feita com chocolate belga. As opções da linha especial vão de R$ 25,00 a R$ 145,00.
Instagram e WhatsApp são os principais meios de divulgação e captação dos pedidos. Ainda em meados de março, algumas opções do cardápio estavam esgotadas.
“A expectativa é grande, nos programamos para aumentar a produção e superar as vendas da Páscoa do ano passado. Mantemos no cardápio os ‘queridinhos de sempre’, mas também lançamos sabores novos e embalagens lindas para presentear. Oferecemos ovos artesanais de qualidade a preço justo e as pessoas têm valorizado bastante”, afirma Carina.