Evento itinerante começou nesta quinta-feira (23), com imersão no mundo da erva-mate com Indicação Geográfica
Reunir produtores, comercializar produtos, gerar conexões e fortalecer a produção são os pontos centrais do Fórum Origens Paraná, que realiza eventos dedicados à erva-mate nos dias 23 e 24 de março, em São Mateus do Sul, no sul do Estado. O encontro é dedicado às Indicações Geográficas (IG) e Marcas Coletivas. O município é uma das seis cidades que compõem a IG São Matheus e detém os títulos de Terra da Erva-Mate e Capital da Cultura Polonesa no Paraná.
O primeiro dia foi marcado por experiências imersivas, troca de conhecimentos e rodadas de negócios. A programação começou com uma apresentação do grupo folclórico polonês Karolinka e almoço típico polonês. Em seguida, foi realizada uma visita técnica na Ervateira Taquaral e na Vivenda do Mate. Finalizando o dia, aconteceu o café de negócios com a participação de empresas locais e produtores.
A consultora do Sebrae/PR, Maria Isabel Guimarães, explica que o objetivo do Fórum é proporcionar aos participantes conhecerem as realidades que acontecem em outras localidades com IG no Paraná.
“A intenção de realizar o Fórum de forma itinerante é poder levar negócios para as regiões que possuem IG e falar de produtos, de turismo, sentir a história local, vivenciar a realidade regional e muito mais. Esse momento ainda é ampliado pela troca de experiências, de informações, possibilitando às pessoas levarem para as suas regiões conhecimentos novos e que podem ser aplicados lá”, afirma a consultora.
A produtora de erva-mate em São Mateus do Sul e proprietária da Vivenda do Mate, Eva Blaszczyk Gaweleta, destaca que a troca de experiências é construtiva entre os integrantes das IG.
“Falamos sobre boas práticas no empreendimento como um todo e vejo que isso serve de inspiração para outras pessoas, uma vez que gera novas ideias e também contribui para a criação de novos serviços e produtos entre nós”, enfatiza Eva.
Durante a visita, foi possível aos participantes experimentarem o brigadeiro de erva-mate, uma receita desenvolvida por Eva e que está presente em hotéis e restaurantes em diversas regiões, como Curitiba e Foz do Iguaçu.
Para o produtor de morango Marcelo Siqueira, de Jaboti, no norte do Paraná, onde está localizada a IG do Morango Norte Pioneiro, participar do Fórum permitiu conhecer uma outra realidade.
“Eu não tinha a mínima ideia de como eram as etapas de produção da erva-mate. Vi que tem semelhanças com o morango, como a parte do recebimento e da classificação. Uma experiência incrível. O brigadeiro também é fantástico e ter a oportunidade de plantar um pé de erva-mate ao lado da família produtora foi um momento especial”, conclui Siqueira.