Estratégias para redução na emissão de carbono e a importância de se trabalhar com energias renováveis foram os principais temas debatidos no primeiro dia do evento ‘Panorama das Políticas Climáticas na Paraíba e no Nordeste, nesta terça-feira (6). O evento realizado pelo governo do estado com participação do Sebrae/PB acontece até esta quarta-feira (7), em João Pessoa.

 

Na abertura do evento, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia do estado, Cláudio Furtado, falou sobre a importância de discutir os temas ambientais e de desenvolvimento sustentável para a aplicação de políticas públicas. “Esse evento é importante para vermos como as políticas públicas podem ser implementadas do ponto de vista da ciência e tecnologia, educação, comunidade científica. Para daí tirarmos a construção de uma política específica nesse nicho nos próximos anos”, diz.

 

Por sua vez, o professor e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Jean Ometto explicou os impactos da emissão de carbono no meio ambiente e os desafios que enfrentamos para reduzir a quantidade desse material na atmosfera, relembrando a inovação do Nordeste ao investir em fontes de energias renováveis, como a solar e eólica. “O Nordeste tem avançado muito nesse contexto e isso é uma medida para a redução de carbono no planeta. Temos muito o que melhorar ainda, mas já estamos no caminho certo”, avalia.

 

Falando em sustentabilidade, o analista do Sebrae/PB que atua com projetos na área, Thiago Jatobá, lembra que a adoção de práticas sustentáveis também deve estar presente nos pequenos negócios, sendo um diferencial de competitividade. “Os negócios são mais valorizados a partir do momento que têm iniciativas sustentáveis e estão mais conectados com a agenda de futuro (Agenda 2030 da ONU). As empresas têm que se preparar, do ponto de vista interno e externo, com boas práticas com fornecedores, clientes, governança. Inclusive, há indicadores para isso. O Sebrae orienta também nesse sentido para atender a micro e a pequena empresa”, frisa.

 

Entre as ações já em desenvolvimento pelo Sebrae/PB estão eventos sobre energias renováveis, uso consciente da água, projetos na área de energia solar e um biodigestor. “Temos ações a serem desenvolvidas a longo prazo, como Pacto Global com a Onu, mas com atividades que já começaram”, acrescenta.

 

Nesta quarta-feira, entre os destaques da programação está a palestra com a gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade, sediado no Mato Grosso, Helen Camargo. Ela vai falar sobre ESG, que corresponde a adoção de práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. “O ESG proporciona um ambiente de gestão dos negócios que leva a um Net Positive. Além de pensar em práticas que levem à redução da pegada de carbono, executar práticas que agreguem a isso e que se reverberam na gestão e eficiência dos negócios”, frisa.

 

Sebrae 50 + 50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Compartilhe nas redes sociais