O tema inovação vai pautar a reunião entre representantes de diversas entidades da região dos Campos Gerais, na próxima quinta-feira (24), na Regional do Sebrae/PR, em Ponta Grossa. O objetivo é articular a criação do Sistema Regional de Inovação, que pode resultar no alinhamento de novas ações e potencialização das iniciativas que têm como foco a difusão de inovações e tecnologias.
Na ocasião, o diretor de Operações do Sebrae/PR, Júlio Cezar Agostini, vai falar sobre o tema ‘Ecossistema de Inovação e a Importância para o Desenvolvimento Local’. Na sequência, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, participará do evento do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG).
Para o consultor do Sebrae/PR, Marlon Farias, ao se criar um Sistema Regional de Inovação é possível alinhar e potencializar ações, no território como um todo, fomentando a inovação junto às empresas existentes e a geração de novas startups.
“Tudo isso olhando para as áreas de química e materiais, agronegócio, mecatrônica e tecnologia da informação e comunicação, apontadas no mapeamento do ecossistema, com o maior potencial de alavancar a economia dos Campos Gerais dentro da perspectiva da inovação e tecnologia”, explica o consultor do Sebrae/PR. O estudo foi realizado pela Fundação Certi, em 2017, a pedido da Prefeitura de Ponta Grossa e do Sebrae/PR.
Segundo ele, algumas entidades e cooperativas agrícolas da região já estão olhando a inovação de forma integrada, mas a intenção é unificar todos os atores da região dos Campos Gerais. “O objetivo com o Sistema Regional de Inovação é unir instituições, organizações, entidades e empresas que objetivam contribuir para a criação, absorção e difusão de inovações e tecnologias”, reforça.
O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG) receberá, também no Sebrae/PR, em Ponta Grossa, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior. Para o presidente do CDEPG, Wilson Oliveira, a presença do governador na reunião do Conselho é o reconhecimento da importância do órgão para a cidade.
“O CDEPG estuda maneiras de desenvolver o município, contando com a participação de autoridades de diversos segmentos dos setores produtivos, das instituições de ensino e de órgãos público, que detêm a expertise para planejar mudanças significativas para o futuro da cidade”, salienta o presidente.